Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

De onde vem?

“Parabéns pra você nessa data querida! (JE281)

O jornal está fazendo 28 anos! Como presente de aniversário ao jornal o tema desta coluna é:  O que estava acontecendo no mundo em 1986 quando o jornal foi criado?

1986 não é um ano que parece ser marcante na história, como 1500 no descobrimento do Brasil ou 1789 na revolução francesa, mas sem dúvida quem puder se lembrar vai ver que foi um ano de muitas emoções!

A começar foi neste ano que se iniciou o Plano Cruzado, o Brasil via não somente o dinheiro mudar de nome, de cruzeiro pra cruzado, mas também o congelamento dos preços. Qualquer pessoa era convidada a ser “fiscal do Sarney”, bastava ligar para a SUNAB e denunciar se o supermercado tinha alterado o preço de algum produto. Páginas e páginas de preços eram publicadas nos jornais em letrinhas mínimas e muitas senhoras de mais idade passavam o dia fiscalizando os supermercados, em uma dicotomia entre democracia que se instaurava com o povo no poder e ação ditatorial contra a inflação (aumentou o preço o supermercado é fechado e o dono preso) ..... quando muitas cidades começaram a ficar sem supermercados o plano foi por água abaixo

Também neste ano, com um pouco menos alarde da mídia, tínhamos a primeira mulher assumindo como governadora de um estado brasileiro. Trata-se de Iolanda Fleming governadora do Acre. No mesmo ano tivemos a primeira mulher eleita como prefeita de uma capital estadual no Brasil, trata-se de Maria Luiza Fontenele, prefeita de fortaleza (a primeira prefeita do Brasil é um pouco mais antiga, Luiza Alzira Soriano, assumiu a prefeitura de Lajes no Rio Grande do norte em 1928)
Já que estamos falando de mulheres, 1986 sem dúvida foi marcante não só para as mulheres do Brasil, mas de todo o mundo. Foi neste ano onde a primeira astronauta feminina é convocada para uma missão espacial, Christa McAuliffe, não era somente a primeira mulher astronauta mas a primeira pessoa que não pertencia ao exército americano que faria um voo espacial pela NASA. 
Além de tudo ela era professora, nunca antes um profissional de educação tinha ido ao espaço. Entretanto, a história não termina bem, a nave especial Challenger explode poucos segundos após a decolagem, sendo o mais famoso acidente de veículo espacial da história

E falando em acidente fambém em 1986 tivemos o triste episódio de Chernobil! Quem diria, 28 anos atrás a Ucrânia também era foco das atenções mundiais, naquela época não pela guerra mas pelo maior acidente nuclear da história. Vazamentos radioativos causaram tamanha destruição que além das mortes e mutações genéticas em bebês ainda nem nascidos, também chegou a tornar uma área deste país isolada ao acesso humano até os dias de hoje. O mundo via assustado que não era necessário uma bomba para que o poder atômico causasse estragos.

Como eu disse um ano de muitas emoções .... “

Acesso restrito

Please publish modules in offcanvas position.