A História das religiões está impregnada de Teofanias, casos em que um deus se manifesta a um eleito, ou a um grupo de pessoas, com propósito de deixar alguma mensagem, um novo ensinamento ou entregar códigos de leis.
Veremos por ordem cronológica, as Teofanias mais importantes.
1. O rei Ur-Engur é, para muitos historiadores, o “pai dos códigos”. Escreveu suas leis por volta de 2050 a.C. na cidade-Estado de Ur, na Suméria, depois de obter uma revelação de Shamash, um dos deuses do panteão sumeriano.
2. Abraão, o patriarca do judaísmo, teria vivido no século XXI a.C. Antes de deixar a terra de Ur, ouve Deus lhe falar: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nação.”
3. Rei Lipit-Ishtar de Isin (quarta dinastia da Babilônia): ele teria escrito suas leis entre 1880 e 1870 a.C. No prólogo, lemos: “Eu sou o rei, o bem criado, de boa semente por parte de mãe, o filho do divino Enlil”.
4. Moisés, século XII a.C. O livro do Êxodo relata o momento em que Javé, no meio de um arbusto em chamas, se dirige ao profeta e lhe pede que fale ao povo em seu lugar. Javé promete livrar os hebreus da escravidão egípcia, e enviá-los para a terra prometida. Mas o ápice da teofania de Moisés é a entrega dos dez mandamentos, escritos pelo dedo de Deus.
5. Hamurabi (séc. XVIII a.C.) Conhecemos as leis deste rei amorita, graças a uma pedra de diorito (descoberta em Susa e atualmente guardada no museu do Louvre, em Paris), onde ele aparece em conferência com o deus babilônico Shamash (grafia igual ao deus do rei de Ur). No corpo de seu código, ele registrou: “Quando Marduk (um deus babilônico) concedeu-me o poder de governar sobre os homens, para dar proteção de direito à terra, eu o fiz de forma justa e correta”.
6. Zaratustra (séc. VI a.C.) foi um reformador do masdeísmo, uma antiga religião persa. A tradição conta que foi através do “mugido de uma vaca” que recebera o convite para sua missão divina.
7. Jesus, ano 4 a.C. Para a maioria dos historiadores, esta é a provável data do nascimento do Messias, pois ele nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, cuja morte ocorreu no ano 4 antes da era cristã. Uma das teofanias de Jesus ocorre após ter sido batizado por João Batista: “E eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.”
8. Maomé (571 - 632). Aclamado pelos muçulmanos como o último dos grandes profetas, o criador do islamismo mostrou-se desde cedo um hábil comerciante. Mas Maomé também se preocupava com as injustiças e o sofrimento do povo. Num desses momentos de reflexão, em que se isolava em grutas nas montanhas, recebeu a visita do anjo Gabriel, que lhe recitou os versos do Corão.