Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Conhecendo nosso povo da região Centro-Oeste na ‘João Agnelo Vieira’

A exposição e apresentações  sobre a cultura, história, manifestações culturais e contribuições da região Centro-Oeste, do projeto Conhecendo nosso povo, da Escola João Agnelo Vieira, do bairro Rainha, da cidade de Araquari, foi realizada no dia 28 de setembro. 


A poetisa Cora Coralina nascida em Goiás, um dos estados da região Centro-Oeste foi uma das personalidades de renome nacional pesquisada pelos alunos e professores da Escola João Agnelo Vieira
Ao lado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, a região foi desvendada nas apresentações e exposição, evento de culminância do projeto.

 

Cora Coralina
“O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes”.
A frase da poetisa Cora Coralina era apenas uma das inúmeras da exposição realizada na própria escola. A conceituada artista brasileira teve algumas de suas frases e criações lembradas durante o evento de culminância.
“O objetivo desse projeto é conhecer as regiões brasileiras e proporcionar aos alunos e a comunidade que visitam a nossa história uma viagem por diversos cantos do nosso país”, explica a diretora Elizangela Desbesell.

 

Berço dos sertanejos

 

 

Entre as apresentações, estavam cantigas de rodas populares, danças como a “Catira”, lendas, manifestação religiosa oriunda da cidade de Pirenópolis, Goiás, e apresentação musical.
Os estudos coordenados pela professora Midian Espíndola de Souza com seus alunos do 3º e 4º ano lembraram a origem da música sertaneja na região.
Canções interpretadas por duplas como Leandro e Leonardo e Zezé Di Carmargo e Luciano apresentadas pelos alunos, foram cantadas em coro pelos espectadores.
O projeto reforça também a importância da participação dos pais na vida escolar dos alunos.
A mãe do aluno João Neto, do 1ºAno, Renilda Tereza Cecília, ressalta que prestigiar as apresentações do filho“é uma forma de valorizar e incentivar a educação e a cultura. Não perco uma apresentação”, ressalta.

 

O PROJETO - O Conhecendo nosso povo realizado há dez anos pelas escolas municipais, sob a coordenação da Secretaria de Educação, objetiva levar os estudantes a conhecer detalhes sobre as manifestações culturais, música, alimentação, tradições, história e costumes do povo brasileiro.
Anualmente, um sorteio define a região do país que será estudada por todas as turmas de cada escola. E em um evento de culminância, os conhecimentos são socializados com a comunidade escolar.
Todas as nove escolas da rede pública municipal participam, fazem pesquisas e elaboram apresentações e exposição sobre a região sorteada. Na escola, todos os alunos e professores são envolvidos no projeto. As escolas têm até novembro para realizarem as apresentações.
Ainda em novembro, em data a ser definida, as turmas de 5º ano participa,m de um grande encontro, no Salão Paroquial, no centro da cidade para a culminância em nível municipal. Naquele evento, todas as unidades apresentarão os trabalhos desenvolvidos sobre cada região brasileira.

 

Please publish modules in offcanvas position.