Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto de prevenção da gravidez precoce

A professora de ciências Fabiana Deprá Packer, desde 2011, envolve seus alunos dos oitavos anos, da Escola Municipal Doutor Sadalla Amin Ghanem, localizada no Parque Guarani, no projeto “Gravidez na Adolescência e Sexualidade”.

 

Joinville - Este ano, o projeto foi incluído no Projeto Político Pedagógico da escola. Institucionalizado passou a envolver também professores das demais disciplinas. Deste modo, os 60 alunos do oitavo ano da escola, vivenciaram e registraram a experiência de cuidar sozinho de um bebê recém-nascido por dois dias.
Uma boneca em tamanho real era levada para casa. A responsabilidade do aluno ou aluna era total. Vivenciar a maternidade ou a paternidade envolvia alimentar (amamentar), trocar fralda, dar banho e cuidar do bebê inclusive enquanto estava na escola.
Toda a rotina do pai ou mãe adolescente deveria ser registrada num portfólio e em outros trabalhos solicitados pelos professores.

 

 

Projeto criado pela professora de ciências foi encampado pela escola. Além de aprender sobre o corpo humano e sexualidade, os estudantes tiveram que organizar o orçamento doméstico e reorganizar a própria rotina para incluir nela um recém-nascido. 

“Durante o período eles foram pais e mães, de acordo com a realidade de cada família”, conta a professora de Matemática Adriana de Oliveira. O objetivo era vivienciar o mais próximo possível a realidade dos pais.
Assim, além de cuidar do bebê, os estudantes deveriam fazer o planejamento financeiro da família, com base no salário mínimo. A missão era equilibrar o orçamento familiar mensal, incluindo o bebê.

A experiências foi usada também para levar os alunos a estudar sobre orçamento, planejamento familiar, verificação do índice de massa corporal, taxa de natalidade, doenças sexualmente transmissíveis entre outros temas.
A diretora da escola Cláudia Regina Lopes Maes explicou que o projeto teve o envolvimento das famílias. Ela registrou que alguns pais relataram que o projeto levou seus filhos a valorizar mais a figura do pai e da mãe.

Acesso restrito

Please publish modules in offcanvas position.