Festa e atividades educativas para comemorar os 25 anos de CEI PDF Imprimir E-mail
01-Ago-2007


Image
Foto antiga do CEI, antes da recente reforma
     Joinville - A dramatização da história do Centro de Educação Infantil  Nossa Senhora Aparecida aos alunos em sala de aula e em seguida à comunidade do Profipo, deu início às atividades comemorativas dos 25 anos da instituição educacional. 

     A abertura do Projeto CEI 25 anos de História que tem como objetivo principal mostrar aos 105 estudantes, seus pais e à comunidade, a história do CEI desde sua fundação em 1982,  contou com a presença dos pais, crianças, professores, direção, funcionários e comunidade em geral. Desde o dia 18 de maio, toda a comunidade escolar está envolvida no projeto.

     Atividades como a releitura de fotos antigas, reconstrução da história do CEI, baile, encontro com ex-alunos e funcionários, linha do tempo, composição de poemas, músicas, peças teatrais e entrevistas com pessoas da comunidade e pais, serão realizadas durante todo o ano letivo.

     Nas salas de aula, as crianças participam de atividades desenvolvidas de forma lúdica e prazerosa, visando festejar o ilustre aniversariante e reforçando a importância do Centro de Educação Infantil para o bairro em que moram.

     Dentro do projeto CEI 25 anos de História foram planejadas atividades específicas para cada turma, de acordo com a faixa etária e programa curricular específico.A atividade Parabenizando o CEI envolveu as turmas neste primeiro semestre e terão continuidade no segundo semestre.

     Interagindo com os diversos espaços do CEI, como o parque, e expressando de modo simbólico suas fantasias e desejos através de brincadeiras como ovo choco, roda e brincadeiras livres, as crianças criam e imaginam situações diversas adquirindo conhecimentos construídos a partir das experiências vivenciadas.

     E já que para os pequenos, aniversário deve ter bolo, festa e presentes, a preparação do bolo de aniversário foi de forma coletiva pelo Maternal I e a turma preparou também a festa. O Parabéns ao aniversariante também foi especial.

Image
Foto recente do CEI, após a reforma,
Parabéns ao CEI

     O maternal I preparou coletivamente um bolo para comemorar o aniversário do CEI (foto ao lado). A preparação do bolo aconteceu de forma coletiva, oportunizando experiências através de questionamentos e descobertas.

     O objetivo da atividade foi gerar uma melhor compreensão deste momento histórico, tão significativo para instituição e para todas as crianças que fazem parte desta trajetória.

     O Maternal II  Criança Feliz escutou da “Vovó naná...” personagem de uma peça teatral, o relato da construção do CEI. Esta foi a motivação para atividades de resgate da história, como a comparação da sede e do uniforme  atuais do CEI, com os antigos.

     Após observar fotos, enquanto pintavam, “vestiam” e desenhavam os estudantes e professores, os estudantes exploravam os diferentes modelos, cores, tamanhos, etc...

     A turma complementou a atividades desenhando um bolo gigante que foi decorado coletivamente. Cada criança desenhou também o presente que gostaria de dar ao aniversariante.

     Os trabalhos foram expostos  na 10ª Mostra do CCQ Embraco (Círculo de Controle e Qualidade), num estande do CEI, visitado pelo governador Luiz Henrique da Silveira.

     Já o maternal II Favo de mel efetivou atividades com vistas ao resgate do ambiente educativo de trocas afetivas, seja nas brincadeiras, diálogos, interações, num constante processo de experimentação, de comunicação e de produção coletiva. 

     Neste clima de coletividade, foi desenvolvida a atividade "Construindo poço". Músicas sobre a água, uma visita à casa da Dona Maria, funcionária do CEI, para conhecer um poço artesiano e pesquisas resultaram na construção de uma maquete gigante com sucatas e um Poço Artesiano.

     Fotos das diversas fases da história do aniversariante foram a  motivação para  conversas no Jardim Mundo Encantado.
Apresentação teatral sobre a história resultou num livro gigante, totalmente ilustrado pelas crianças, elaboração de música, quebra-cabeças e jogo de memória com fotos.

     O Jardim Encantado desenvolveu atividades semelhantes, e usou a criatividade para criar também poesias e sua representação por meio de desenhos,  sobre o CEI.


                                                             Parabenizando o CEI

Image
Maternal fez o bolo e a festa dos 25 anos do CEI

 

Parabéns pro CEI
Aniversário ele faz.
Está muito feliz
E sempre a sorrir

Ele bate palminhas
E assopra as velinhas
Junto com as crianças
Numa só alegria

É big, é big, é big
É hora, é hora, é hora
Rá, ti, bum
CEI, CEI, CEI.
Viva os 25 anos do CEI 

 


  

Image
Apresentação feita aos pais e alunos

 

 

 

Crianças quando nascem vem logo para o CEI
Mamãezinha vai trabalhar
Para logo a criança brincar
De manhã, logo bem cedo
Todos estão no portão
Esperando sua professora que os ama de montão.

 

 

 

 

 

 


                                                     De mãos dadas com a natureza

Image
Crianças fabricando papel reciclado

     O "Projeto de mãos dadas com a natureza" desenvolvido pelo CEI há três anos, este ano foi incorporado às comemorações dos 25 anos de fundação. O projeto envolve todos os estudantes e professores do Centro de Educação e a comunidade do Profipo em atividades de incentivo à reciclagem, reutilização  de materiais e preservação ambiental.

     Neste primeiro semestre, as crianças foram incentivadas a produzir papel reciclado e peças decorativas, não apenas como um dos recursos para enfeitar as salas de aula, mas também como uma maneira de preservar o meio ambiente.

     O papel foi usado inclusive para produzir os convites para reuniões com os pais e a comunidade.

 


Atualizado em ( 01-Ago-2007 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Advertisement
Advertisement

Qual a sua opinião?

O Ensino Médio realmente prepara o aluno para a Universidade?
 
A escola cumpre seu papel de ensinar?
 
As escolas públicas deveriam ser fundidas numa única rede?