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Professoras de Joinville estão entre as DEZ vencedoras do Prêmio Educador nota 10
Jornal da Educacao - 07-Ago-2014
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Escola de Ciências Sociais da FGV lança seu primeiro edital de produção audiovisual
Jornal da Educacao - 05-Ago-2014
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PRÊMIO "CONSTRUINDO A NAÇÃO" ABRE INSCRIÇÕES
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UFSCar oferece especialização em Ensino de Matemática na modalidade a distância
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Professoras de Joinville estão entre as DEZ vencedoras do Prêmio Educador nota 10
07-Ago-2014

 

Dois projetos desenvolvidos por professoras de escolas municipais de Joinville estão entre os dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10, do Grupo Abril e Fundação Victor Civita. Eles participaram de uma seletiva que envolveu três mil trabalhos de todo o País.

A professora Angela Maria Vieira (foto), da Escola Municipal Professora Maria Regina Leal, do bairro Espinheiros, foi destacada com a ação “Os guardiões dos Sambaquis”. 

A professora Paula Aparecida Sestari, do Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato, do Aventureiro, trabalhou o projeto “Baía da Babitonga: nosso berçário natural”. 

As duas unidades estão localizadas na zona Leste da cidade, onde o mangue estimula o conhecimento e valoriza a preservação ambiental.

Sambaqui
A proposta vencedora da professora Angela Maria Vieira foi estimular os alunos a aprofundar os estudos sobre os povos Sambaquis, em uma região considerada como a de maior concentração de fósseis da espécie no mundo. 

Os estudantes mapearam todos os Sambaquis no bairro Espinheiros e entorno. “Não adianta cuidar e preservar o patrimônio se não entender o que ele representa. Os alunos acabam assumindo o papel de defensores da região e denunciam ou relatam para os professores algumas situações como: “ah, fulano pegou uma conchinha, fessora”, conta Angela.

A aluna Micaeli Francesconi não fazia ideia do que seria um Sambaqui. “Mas hoje eu tenho mais interesse por causa das aulas de história, que são muito importantes”, reconhece. Além disso, várias atividades do projeto, entre eles uma experiência arqueológica se ramificou em vários aprendizados. 

Os alunos puderam compreender o que acontece com os materiais enterrados. Durante um mês, restos orgânicos de cachorro quente, pedaços de plástico, papel, metais e vidros permaneceram debaixo da terra. 

“Estavam todos deteriorados e vimos a ação do tempo sobre os objetos”, perceberam os alunos Misael Lucas e Ana Torquato quando desenterraram os materiais.

Baía da Babitonga
No Centro de Educação Infantil do bairro Aventureiro, a professora Paula Aparecida Sestari aplicou o reconhecimento do ecossistema da Baía da Babitonga, ao qual pertence também o mangue da região. 

As crianças de quatro a cinco anos do 1º e 2º período parciais puderam conhecer os animais e as características desse meio ambiente, trabalharam o tema na decoração da sala para trazer para o interior do CEI um espaço semelhante ao manguezal. 

A transformação do cenário padrão das paredes contou com a participação de 30 crianças e deu lugar a cores, expressões e sentimentos.

Segundo a professora Paula, o projeto “Baía da Babitonga: nosso berçário natural” tornou-se rico por envolver a comunidade, além de contar com a participação da família dos alunos. 

“O conhecimento acabou sendo repassado para os pais das crianças também, em um cenário onde pais e filhos descobriram juntos a história da sua região”, avalia.

Curiosidade
Joinville é uma das poucas cidades que trata em Lei Orgânica o item que respalda a preservação do Sambaqui (Lei 3.924 de 1961). 

O Museu do Sambaqui de Joinville existe desde 1969. Existem quatro Sambaquis na região do bairro Espinheiros e 150 na Baía da Babitonga cadastrados pelo Museu do Sambaqui.

Atualizado em ( 07-Ago-2014 )
 
Escola de Ciências Sociais da FGV lança seu primeiro edital de produção audiovisual
05-Ago-2014

 

A Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) recebe, até 14 de agosto, inscrições de propostas de documentários curta metragem (até 15 minutos) para participar de um processo seletivo, visando à produção dos filmes. O projeto é voltado a alunos de cursos de pós-graduação de qualquer instituição de ensino, que poderão produzir documentários com base no acervo de entrevistas e fotografias da Fundação Getulio Vargas.

                                                                                                                                         

Os interessados devem submeter suas propostas de trabalho tomando como referência as temáticas relacionadas aos projetos "Cientistas sociais de países de língua portuguesa: histórias de vida"; "Futebol, memória e patrimônio" e "Memória do cinema documentário brasileiro: histórias de vida", desenvolvidos pelo CPDOC e disponíveis para consulta no portal www.fgv.br/cpdoc.

 

Serão selecionadas até 12 propostas, cujos autores participarão de oficina prática e teórica, na FGV, de 23 a 26 de setembro. Durante os quatro dias de atividade, será realizado um ciclo de palestras e reuniões de trabalho com documentaristas, técnicos e especialistas no acervo do CPDOC, ocasião em que os alunos terão a oportunidade de debater os seus anteprojetos com esses profissionais e de conhecer melhor o arquivo do CPDOC para sua possível incorporação no roteiro do documentário.

 

Na última fase de seleção, os interessados terão até 10 de outubro para enviar os roteiros. Quatro deles serão selecionados para produção, que ocorrerá de 3 a 7 de novembro. Pelo período dos cinco dias de edição, os selecionados receberão um pró-labore no valor de R$ 600. O melhor trabalho receberá um prêmio de R$ 2 mil. O edital e o procedimento de inscrição estão disponíveis no link http://cpdoc.fgv.br/producaoaudiovisual2014.

Atualizado em ( 05-Ago-2014 )
 
PRÊMIO "CONSTRUINDO A NAÇÃO" ABRE INSCRIÇÕES
28-Jul-2014

Promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil, o Prêmio estimula e reconhece projetos de cidadania realizados por estudantes de escolas públicas e privadas, de todo o Brasil

São Paulo - O "Prêmio Construindo A Nação" é uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil que tem por objetivo reconhecer e difundir ações de cunho social realizadas por escolas da iniciativa privada e da rede pública e seus alunos, que tenham como agentes os próprios estudantes. O intuito é estimular as escolas a desenvolverem, em conjunto com seus alunos, projetos de ação que contemplem temas voltados à cidadania.

 Realizado pelo 14° ano consecutivo, o "Prêmio Construindo A Nação" recebe inscrições de projetos realizados em escolas de todo o Brasil, nas seguintes categorias: Ensino Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio, EJA, Ensino Técnico, e Iniciativas Publicas e Privadas, e está implantado em todos os estados da federação. As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas pelo site www.institutocidadania.org.br ou Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , até 14 de agosto de 2014.

 Todos os projetos respeitam o princípio de melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas, dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, alcançando situações sociais, educativas, culturais, de saúde, preservação ambiental, sustentabilidade, entre outros, que possam ser beneficiados pela participação de jovens brasileiros em idade escolar.

 O "Prêmio Construindo A Nação" também valoriza o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão  estimulando os estudantes a participarem ativamente dos projetos de sua escola.

 Até esse ano, ao todo, são 7.795 escolas de todo o Brasil, envolvendo mais de 6 milhões de estudantes que já participaram do "Prêmio Construindo A Nação".

A iniciativa do Instituto tem como parceiros nacionais a Fundação Volkswagen, CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, Fundação Cásper Líbero e CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), SESI, SEBRAE SP, FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) além de outras Instituições Regionais.

 O quesito básico para inscrição de um projeto de ação voltado para cidadania é sua legítima realização e a participação dos estudantes em todas suas etapas. Ao apresentar o projeto, a escola deverá ter todas as suas fases – estudo, concepção, diagnóstico, planos de ação e avaliação – documentadas e registradas. Além disso, deverá apresentar um vídeo de, no máximo, 3 minutos de duração oferecendo oportunidade de visualização do projeto com depoimentos de alunos e beneficiados.

As inscrições deverão ser feitas pelo site www.institutocidadania.org.br

O Instituto oferece, ainda, suporte técnico para a apresentação do projeto e coloca à disposição das escolas o tira-dúvidas pelos fones: 11 5042 22 42    ou 11 5543 6530

 

Premiação 2013

SÃO PAULO

Ensino Infantil

1° Lugar SP: CEI (Chácara Bela Vista I – SP)

 

Ensino Médio

1° Lugar: Colégio Presbiteriano Mackenzie – Higienópolis - SP

 

Ensino Técnico

1° Lugar: ETEC Rosa Perrone Scavone - Itatiba

 

Ensino Fundamental

1° Lugar: E.E Professor Walter Scheppis - Guarujá

 

EJA

1° Lugar: CEEJA Sebatiana Ulian Pessine - Marília

 

Iniciativas Públicas e Privadas

1° Lugar: Associação de Ação Cultural e Social Lizeth de Souza Freitas – São Vicente

 

MARANHÃO

Ensino Infantil

1º Lugar: Centro Educacional João Paulo II - Carrossel - Açailândia

Ensino Fundamental

1º Lugar: Escola Presidente Medici - SESI Bacabal - Bacabal

 

Ensino Médio

1º Lugar: Centro de Ensino Padre Chagas - Santa Inês

 

EJA

1º Lugar: Escola Lourenço Galletti - Açailândia

 

Ensino Técnico

1º Lugar: Centro de Educação Profissional Itaqui Bacanga - CEPIB - São Luís

 

RIO GRANDE DO NORTE

 Ensino Infantil

1º Lugar: E. M. Professora Maria do Rosário Freire - Pendências

 

Ensino Fundamental

1º Lugar: E. M. 1º e 2º Graus Professor Joaquim Leal Pimenta - Campo Grande

 

Ensino Médio

1º Lugar: Escola SESI Natal - Natal

 

EJA

1º Lugar: E. M. Professora Trindade Campelo - Currais Novos

 

Política Pública e Privada

1º Lugar: Secretaria Municipal de Educação Ipanguaçu - Ipanguaçu

 

AMAZONAS

Ensino Infantil

1º Lugar: CMEI Professor Wilson Mota dos Reis - Manaus

 

Ensino Fundamental

1º Lugar: EM Padre Sebastião Luiz dos Santos Puga Barbosa - Manaus

 

Ensino Médio

1º Lugar: EM Dr Paulo Pinto Nery - Manaus

 

EJA

 

1º Lugar: EM Albérico Antunes de Oliveira - Manaus

Atualizado em ( 28-Jul-2014 )
 
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