Notícias

Notícias - Últimas Notícias
Catarinenses podem justificar ausência às urnas pela internet
MARIA GORETI GOMES - 08-Out-2014
Catarinenses podem justificar ausência às urnas pela internetFlorianópolis - O eleitor que não votou e não justificou a ausência às urnas no dia da eleição deve fazê-lo até 28 de novembro. Para facili...
Notícias - Últimas Notícias
Conheça os dez finalistas do prêmio Educadores Nota 10
Jornal da Educacao - 07-Ago-2014
  Evento de premiação acontecerá no dia 20 de outubro, na Sala São Paulo São Paulo -  A Fundação Victor Civita (FVC), em conjunto com um grupo de especialistas da área de educação, elegeu, por meio de...
Notícias - Últimas Notícias
Professoras de Joinville estão entre as DEZ vencedoras do Prêmio Educador nota 10
Jornal da Educacao - 07-Ago-2014
AS PROFESSORAS Angela Maria Vieira e Paula Aparecida Sestari desenvolveram projetos ambientais nas escolas Dois projetos desenvolvidos por professoras de escolas municipais de Joinville estão entre os...
Notícias - Últimas Notícias
Escola de Ciências Sociais da FGV lança seu primeiro edital de produção audiovisual
Jornal da Educacao - 05-Ago-2014
 A Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) recebe, até 14 de agosto, inscrições de propostas de documentários curta metragem (até 15 minutos) para participar de um processo seletivo, visando à produção...
Notícias - Últimas Notícias
PRÊMIO "CONSTRUINDO A NAÇÃO" ABRE INSCRIÇÕES
Jornal da Educacao - 28-Jul-2014
Promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil, o Prêmio estimula e reconhece projetos de cidadania realizados por estudantes de escolas públicas e privadas, de todo o BrasilSão Paulo - O "Prêmio Constr...
Catarinenses podem justificar ausência às urnas pela internet
08-Out-2014

Catarinenses podem justificar ausência às urnas pela internet

Florianópolis - O eleitor que não votou e não justificou a ausência às urnas no dia da eleição deve fazê-lo até 28 de novembro. Para facilitar a justificativa pós-eleição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) adotou uma ferramenta que permite a justificativa por meio da internet. A experiência é inédita e exclusiva para eleitores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Acessando o Sistema Justifica os eleitores catarinenses podem efetuar a justificativa sem sair de casa. Para isso o cidadão deve informar seu nome, número do título eleitoral, data de nascimento, e-mail pessoal e motivo por que não pôde votar nem justificar o voto no dia da eleição. Na seção de justificativa, é obrigatório anexar documento (em .jpg ou .pdf) como prova da impossibilidade.


Após preencher o formulário, uma mensagem de confirmação será emitida e enviada para o e-mail informado pelo eleitor. Além disso, um código será disponibilizado para que a ação seja acompanhada, também pela internet. Os requerimentos enviados serão analisados pelos juízes eleitorais somente a partir de 03 de novembro de 2014.


Para o corregedor regional eleitoral do TRE-, desembargador Sérgio Baasch Luz, o projeto reduz o número de formulários preenchidos em papel e traz vantagens para os cidadãos. "Antes o eleitor precisava se locomover até o cartório eleitoral ou aos Correios para enviar os documentos, agora ele pode fazer a justificativa eletronicamente, agilizando o processo e evitando a multa eleitoral", afirmou.


O uso do sistema é restrito a quem não votou nem justificou no 1º turno da eleição – que ocorreu em 05 de outubro. Para quem estava no exterior no dia das eleições, o prazo para apresentar justificativa é de 30 dias após retorno ao Brasil.

 
Professoras de Joinville estão entre as DEZ vencedoras do Prêmio Educador nota 10
07-Ago-2014

 

Dois projetos desenvolvidos por professoras de escolas municipais de Joinville estão entre os dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10, do Grupo Abril e Fundação Victor Civita. Eles participaram de uma seletiva que envolveu três mil trabalhos de todo o País.

A professora Angela Maria Vieira (foto), da Escola Municipal Professora Maria Regina Leal, do bairro Espinheiros, foi destacada com a ação “Os guardiões dos Sambaquis”. 

A professora Paula Aparecida Sestari, do Centro de Educação Infantil Odorico Fortunato, do Aventureiro, trabalhou o projeto “Baía da Babitonga: nosso berçário natural”. 

As duas unidades estão localizadas na zona Leste da cidade, onde o mangue estimula o conhecimento e valoriza a preservação ambiental.

Sambaqui
A proposta vencedora da professora Angela Maria Vieira foi estimular os alunos a aprofundar os estudos sobre os povos Sambaquis, em uma região considerada como a de maior concentração de fósseis da espécie no mundo. 

Os estudantes mapearam todos os Sambaquis no bairro Espinheiros e entorno. “Não adianta cuidar e preservar o patrimônio se não entender o que ele representa. Os alunos acabam assumindo o papel de defensores da região e denunciam ou relatam para os professores algumas situações como: “ah, fulano pegou uma conchinha, fessora”, conta Angela.

A aluna Micaeli Francesconi não fazia ideia do que seria um Sambaqui. “Mas hoje eu tenho mais interesse por causa das aulas de história, que são muito importantes”, reconhece. Além disso, várias atividades do projeto, entre eles uma experiência arqueológica se ramificou em vários aprendizados. 

Os alunos puderam compreender o que acontece com os materiais enterrados. Durante um mês, restos orgânicos de cachorro quente, pedaços de plástico, papel, metais e vidros permaneceram debaixo da terra. 

“Estavam todos deteriorados e vimos a ação do tempo sobre os objetos”, perceberam os alunos Misael Lucas e Ana Torquato quando desenterraram os materiais.

Baía da Babitonga
No Centro de Educação Infantil do bairro Aventureiro, a professora Paula Aparecida Sestari aplicou o reconhecimento do ecossistema da Baía da Babitonga, ao qual pertence também o mangue da região. 

As crianças de quatro a cinco anos do 1º e 2º período parciais puderam conhecer os animais e as características desse meio ambiente, trabalharam o tema na decoração da sala para trazer para o interior do CEI um espaço semelhante ao manguezal. 

A transformação do cenário padrão das paredes contou com a participação de 30 crianças e deu lugar a cores, expressões e sentimentos.

Segundo a professora Paula, o projeto “Baía da Babitonga: nosso berçário natural” tornou-se rico por envolver a comunidade, além de contar com a participação da família dos alunos. 

“O conhecimento acabou sendo repassado para os pais das crianças também, em um cenário onde pais e filhos descobriram juntos a história da sua região”, avalia.

Curiosidade
Joinville é uma das poucas cidades que trata em Lei Orgânica o item que respalda a preservação do Sambaqui (Lei 3.924 de 1961). 

O Museu do Sambaqui de Joinville existe desde 1969. Existem quatro Sambaquis na região do bairro Espinheiros e 150 na Baía da Babitonga cadastrados pelo Museu do Sambaqui.

Atualizado em ( 07-Ago-2014 )
 
Escola de Ciências Sociais da FGV lança seu primeiro edital de produção audiovisual
05-Ago-2014

 

A Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC) recebe, até 14 de agosto, inscrições de propostas de documentários curta metragem (até 15 minutos) para participar de um processo seletivo, visando à produção dos filmes. O projeto é voltado a alunos de cursos de pós-graduação de qualquer instituição de ensino, que poderão produzir documentários com base no acervo de entrevistas e fotografias da Fundação Getulio Vargas.

                                                                                                                                         

Os interessados devem submeter suas propostas de trabalho tomando como referência as temáticas relacionadas aos projetos "Cientistas sociais de países de língua portuguesa: histórias de vida"; "Futebol, memória e patrimônio" e "Memória do cinema documentário brasileiro: histórias de vida", desenvolvidos pelo CPDOC e disponíveis para consulta no portal www.fgv.br/cpdoc.

 

Serão selecionadas até 12 propostas, cujos autores participarão de oficina prática e teórica, na FGV, de 23 a 26 de setembro. Durante os quatro dias de atividade, será realizado um ciclo de palestras e reuniões de trabalho com documentaristas, técnicos e especialistas no acervo do CPDOC, ocasião em que os alunos terão a oportunidade de debater os seus anteprojetos com esses profissionais e de conhecer melhor o arquivo do CPDOC para sua possível incorporação no roteiro do documentário.

 

Na última fase de seleção, os interessados terão até 10 de outubro para enviar os roteiros. Quatro deles serão selecionados para produção, que ocorrerá de 3 a 7 de novembro. Pelo período dos cinco dias de edição, os selecionados receberão um pró-labore no valor de R$ 600. O melhor trabalho receberá um prêmio de R$ 2 mil. O edital e o procedimento de inscrição estão disponíveis no link http://cpdoc.fgv.br/producaoaudiovisual2014.

Atualizado em ( 05-Ago-2014 )
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 4 de 133

Última Edição


Advertisement
Advertisement

Qual a sua opinião?

O Ensino Médio realmente prepara o aluno para a Universidade?
 
A escola cumpre seu papel de ensinar?
 
As escolas públicas deveriam ser fundidas numa única rede?
 

Edições do Jornal

JE 282- Caderno especial projeto Perfil
JE 281- Agosto 2014 - Aniversário
Jornal da Educação 280 - julho 2014
Jornal da Educação279 - junho 2014
O mundo é das mulheres
Jornal da Educação276 - Março 2014
Edição 275 - 2014 - Em atualização
JornaldaEducação274 - NovDez2013
JornaldaEducação273
Edição de Agosto 2013 - JE 271
Indisciplina x Aprendizagem
JE 270 JULHO 2013
Jornal da Educação 269
Edição Maio - 2013 - em atualização
Edição Abril 2013
Edição Janeiro/Fevereiro/Março/2013
Câmara de Vereador faz homenagem JE
Edição 264 - Outubro 2012
Edição 263 - Setembro 2012
Edição 25 ANOS DO JE
25 ANOS VALORIZANDO O PROFESSOR
Edição Junho 2012
Edição Maio de 2012
Edição Abril de 2012
Edição Março de 2012
Edição Janeiro/Fevereiro de 2012
Edição Dezembro/2011
Edição Novembro/2011
Edição Outubro/2011
Edição Setembro/2011
Edição Agosto/2011
Edição Julho/2011
Edição Junho/2011
Edição Maio/2011
Edição Abril/2011
Edição Março/2011
Edição Janeiro-Feveveiro/2011
Edição Dezembro/2010
Edição Novembro/2010
Edição Outubro/2010
Edição Setembro/2010
Edição Agosto/2010
Edição Julho/2010
Edição Junho/2010
Edição Maio/2010
Edição Abril/2010
Edição Março/2010
Edição Janeiro/Fevereiro 2010
Edição Dezembro/2009
Edição Novembro/2009
Edição Outubro/2009
Edição Setembro/2009
Edição Agosto/2009
Edição Julho/2009
Edição Junho/2009
Edição 226/Maio de 2009
Edição Abril/2009
Edição Março/2009
Edição Janeiro-Fevereiro/2009
Edição Dezembro/2008
Edição Novembro/2008
Edição Outubro/2008
Edição Setembro/2008
Edição Agosto/2008
Edição Julho/2008
Edição Junho/2008
Edição Maio/2008
Edição Abril/2008
Edição Março/2008
Janeiro & Fevereiro/2008
Edição Novembro/Dezembro 2007
Edição Outubro/2007
Edição Setembro/2007
Edição Agosto/2007
Edição Julho/2007
Edição Junho/2007
Edição Maio/2007
Edicão Março/2007
Edição Abril/2007
Edição Fevereiro/2007
Edição Janeiro/2007
Edição Dezembro/2006
Edição 199