Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Ação pedagógica do Santos Anjos une tradição e tecnologia

Equipamentos de última geração são ferramentas à disposição de alunos e professores para garantir educação humanizadora-transformadora.

     Joinville - O processo pedagógico é considerado o fator essencial das ações desenvolvidas ao longo dos cem anos de existência do Colégio dos Santos Anjos, fundado em agosto de 1907, e administrado pelas Irmãs da Congregação da Divina Providência. 
     Esta opção pelo pedagógico garantiu investimento permanente em recursos humanos, na construção, reformulação e adequação constante da estrutura física e dos equipamentos, na adoção de uma metodologia humanizadora, emancipatória e antecipadora com todos os seus alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
     O Colégio assume, diariamente, o compromisso de oferecer uma educação humanizadora-transformadora. “A proposta do Colégio é aplicar a teoria na prática, incentivando a criatividade, o empreendedorismo, o exercício da liderança, da cidadania e do trabalho em equipe. O ambiente escolar deve antecipar as características do ambiente social que se tem em vista”, explica Irmã Cléofa Hoepers, Diretora do Colégio.
     Ao longo de seus cem anos de história, o Santos Anjos tem assumido o compromisso de contribuir, com seriedade e dedicação, na formação de cidadãos líderes, autônomos, éticos, críticos e, principalmente, comprometidos com a transformação da sociedade para melhor.

     Tecnologia como ferramenta - Equipamentos de última geração instalados nos laboratórios de Química, Física, informática, nas três salas de multimídia, no auditório com 400 lugares, na secretaria e no ginásio de esportes fazem a interface entre a tradição e o cultivo dos valores humanitários e mercadológicos vivenciados no cotidiano escolar.

     Além das modernas instalações, localizadas no centro da cidade, onde os alunos podem usar a Internet como fonte de pesquisa e uma biblioteca, com 25 mil títulos, a escola mantém o Recanto Nazaré, área verde de 100 mil m2, localizada em Pirabeiraba, zona rural de Joinville. 

     Na estação ecológica, instalada dentro da Mata Atlântica são desenvolvidos projetos de preservação ambiental, encontros de formação, integração e lazer. Dotada de infra-estrutura completa para o desenvolvimento de aulas de campo, o local possibilita o estudo de animais, flores, frutas, e da biodiversidade da Mata Atlântica. 

     O planejamento participativo realizado há 29 anos, no período que antecede o ano letivo, assegura a execução eficiente e interdisciplinar dos projetos pedagógicos e sociais, que são avaliados e revistos constantemente, pois que neles o aluno precisa ser “sujeito” do processo ensino-aprendizagem.

     A busca constante de resultados, possibilita aos alunos do Santos Anjos a aprendizagem autêntica. Comprometido com o próprio desenvolvimento, o estudante participa de sua formação e está capacitado para o exercício da liderança, da cidadania, da ética, do senso crítico e da sua potencialidade empreendedora.