Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Feira de Tecnologias Aplicadas à Educação reuniu 47 trabalhos em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul - A Secretaria Municipal da Educação promoveu nos dias 16 e 23 de setembro, no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, a 1ª Feira de Tecnologias Aplicadas à Educação (Fetae).  A primeira fase, realizada no dia 16, teve espaço dedicado à educação infantil e anos iniciais. Já no dia 23, os trabalhos abrangiam as diferentes disciplinas dos anos finais do ensino fundamental.
Ao todo foram apresentados 47 trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos professores nas escolas municipais da cidade, com auxílio de recursos tecnológicos, como editores de texto e de vídeo, ambientes colaborativos (blog e pbworks), planilhas, apresentação de slides, jogos digitais, registros de máquina fotográfica, filmadora, celular, entre outros meios.
 
 

 
Entre os objetivos propostos, estão os de oportunizar aos profissionais da educação a socialização de experiências que tiveram êxito na utilização das tecnologias como recurso pedagógico, além de instigar o interesse pela inserção das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem.
Os trabalhos foram avaliados por um grupo de profissionais da região com conhecimento em tecnologias. O professor vencedor de cada categoria (A - Ed. Infantil; B - 1º, 2º e 3º ano; C - 4º e 5º ano; D - 6º e 7º ano; E - 8º e 9º ano) recebeu um netbook.
A solenidade de premiação e divulgação dos resultados aconteceu no dia 28 de setembro, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Na mesma noite, os professores e demais assistiram a palestra “Educação e Tecnologias: desafios atuais para a prática docente”, com o sociólogo, professor e doutor Sérgio Abranches.
 “Tivemos a participação de 400 profissionais da educação na palestra e certamente eles aproveitarão os conhecimentos compartilhados pelo professor Abranches para inserir ainda mais as tecnologias contemporâneas em suas aulas, já que os alunos que hoje estão nas escolas pertencem a uma geração digital e nós, migrantes da era analógica, precisamos nos atualizar”, destacou a diretora do ensino fundamental, Sirley Maria Schappo.
O resultado e os trabalhos podem ser conferidos no site http://www.jaraguadosul.com.br.
 
 
 
Professores premiados:
Categoria A: Simonha Marquardt Volkmann - EMEF Ricieri Marcatto
Categoria B: Leticia Uhmann Schneider - EMEF Erich Blosfeld
Categoria C: Valdira Tomio de Farias - EMEF Waldemar Schmitz
Categoria D: Helena Hencke - EMEF Alberto Bauer
Categoria E: Roni Carlos Silveira dos Santos - EMEF Max Schubert