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Gestoras participam de encontro para avaliar e planejar ano letivo

     Indaial - As diretoras e coordenadoras das escolas da rede municipal de ensino participaram, nos dias primeiro e dois de fevereiro, do Encontro de Formação promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

     Sob a coordenação do Secretário Almir Kuehn e da equipe    de coordenadores e supervisores da própria secretaria, o Encontro, realizado este ano em um hotel da cidade de Rodeio, reuniu mais de 60 profissionais da educação que pagaram as despesas de hospedagem e alimentação e tiveram espaço reservado ao lazer.

     "Há algum tempo atrás fazíamos o encontro na própria cidade e percebemos que havia muita interferência pois todos continuavam muito próximos à rotina diária, tanto familiar quando profissional. Desde que começamos a fazer esses encontros e a equipe da própria secretaria também se desloca para outro local para fazer o próprio planejamento, conseguimos trabalhar com maior tranqüilidade e aproveitamos os eventos para estreitar os laços de amizade e nos divertir", explicou  o Secretário.

     Almir explicou também que os participantes custeiam as despesas de hospedagem e alimentação, já que a programação inclui, além da avaliação do ano letivo anterior e do planejamento do atual, palestras e atividades de lazer e integração, proporcionando integração e crescimento pessoal e profissional.            

     No encontro deste ano, as gestoras assistiram à palestra do professor e escritor Paulo Ramos sobre planejamento educacional, receberam a visita da Diretora do Jornal da Educação, professora Mestre Maria Goreti Gomes, que enfatizou a disposição do veículo em divulgar as ações pedagógicas diferenciadas e de qualidade desenvolvidas nas escolas; conheceram a dotação orçamentária da Secretaria de Educação, avaliaram as ações e estrutura dos estabelecimentos de ensino e resultados obtidos em 2006 e, planejaram o ano letivo de 2007.

 

                                             Planejamento Educacional

- Os encontros para planejamento devem ser previamente organizados pelos gestores, com pauta e dinâmicas de estudos que possibilitem a participação de todos os profissionais;                                                        

- Apresentação dos novos profissionais, instalações e estrutura da escola, números de alunos, turmas etc;
- O planejamento tem início com a avaliação do ano anterior, revendo-se metas e resultados alcançados, analisando as pendências;
- Debater os eixos norteadores do Projeto Político Pedagógico - filosofia, psicologia e pedagogia – e importância do PPP;
- Pesquisa, leitura e discussão de leis que afetam o cotidiano escolar;
- Orientar os professores sobre a organização do Planejamento de Aprendizagem e registros nos diários de classe;
- Incentivar e orientar sobre adoção da proposta pedagógica da rede de ensino;
- Orientar e acompanhar os professores no processo de "ensinagem";
- Organizar e orientar a formação durante o horário de trabalho:        
- Ouvir os pais, docentes e discentes e criar uma rotina de reflexão coletiva;
- Analisar e discutir como serão os acompanhamentos às aulas;
- Identificar soluções levando em conta a opinião de todos;          

- Coordenar e orientar as atividades nas reuniões pedagógicas;
- Participar do Conselho de Classe e reuniões com a direção;
- Provocar reflexão sobre a necessidade, importância e uso adequado do material escolar solicitado aos alunos;
- Estabelecer os direitos, deveres e funções educativas de cada membro da UE.
- Orientar os professores para que reservem as primeiras semanas para uma sondagem e diagnóstico do nível de conhecimento e relacionamento dos alunos e turmas;
- Planejar coletivamente os eventos didáticos e pedagógicos a serem desenvolvidos na escola;
- Assessorar os professores na seleção de conteúdos programáticos do plano de aprendizagem;
- Efetivado o planejamento pelos profissionais envolvidos, convide pais e alunos à uma assembléia escolar para a explanação, ampliação, discussão e implementação das atividades didático-pedagógicas;
- Registre todas as reuniões, debates e decisões e, ao final de cada encontro, faça um resumo e entregue a todos.
- Organize a parte administrativa, sem prejuízo da pedagógica da escola;
- Registre todas as atividades desenvolvidas no estabelecimento para possibilitar o trabalho coletivo organizado.