Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Professores discutem as diretrizes curriculares

Blumenau - Os professores da rede municipal das unidades escolares e Centros de Educação Infantil de Blumenau - CEIs definem as novas diretrizes curriculares da Educação Básica do município. A discussão foi iniciada em agosto de 2010, com a formação continuada, dando ênfase na fundamentação teórica e base conceitual. 
 
 

 
Em 2011, a formação continuada teve como objetivo aprofundar as concepções e conceitos que fundamentam os componentes curriculares. 
As discussões prosseguem em 11 grupos de trabalho que foram agrupados por área do conhecimento, como matemática, alemão, inglês, com número de participantes que variam de cinco a 10. Pessoas. Os profissionais das escolas e dos Centros de Educação Infantil participam de forma voluntária.
Nos grupos são discutidos os conceitos essenciais de cada série/ano, objetivos de aprendizagem, conceitos macro e elaboração da concepção de cada disciplina.
Os encontros acontecem semanalmente, durante os meses de outubro e novembro, no período noturno, na  Escola Básica Municipal (EBM) General Lúcio Esteves, no bairro Escola Agrícola.
Além dos encontros presenciais, os profissionais da educação interagem via internet, a partir  do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Furb, parceira nesse trabalho.
Em março de 2012, acontece uma nova formação continuada e no mesmo ano, a construção das diretrizes curriculares estará concluída. 
A participação democrática dos profissionais da rede e os documentos pedagógicos oficiais já existentes, que estão sendo revisitados,  são a essência dessa  construção. 
O objetivo é ter qualidade social e que esteja sintonizado com as novas diretrizes curriculares nacionais gerais da Educação Básica.