Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto de escola municipal é apresentado em Congresso

Joinville - A Escola Municipal Ada Sant´Anna da Silveira participou do X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e do I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), que foram realizados de 7 a 10 de novembro de 2011, na PUCPR, em Curitiba.
O objetivo foi socializar os resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos da graduação, da pós-graduação e profissionais da área da Educação.
 
 

 
Durante o Congresso, os professores Ana Paula Souza, de Ciências, Clarilis Fátima Braz, de Língua Portuguesa e Dilmar Ronaldo Cisz, de Matemática, apresentaram um relato de experiência do projeto “Reencantar a Educação: Limites e Possibilidades na Educação Básica”, desenvolvido na unidade, que teve início em 2009 e é desenvolvido com todos os alunos. 
 
Sobre o projeto
 
“Imbuídos do desejo de uma aprendizagem significativa, para nossos alunos e de inovar em nossas práticas pedagógicas, desenvolvemos uma prática educativa integradora, tendo a arte como a sincronia desse processo”, explica a professora Ana Paula.
Construir o conhecimento usando as sensações, as emoções e a razão foi o desafio proposto aos alunos, através de inúmeras atividades.
Confecção de mandalas de sementes, elaboração de paródias e poesias sobre a obra de Rubem Alves, desenvolvimento, capacitação e atuação da patrulha ecológica, projeto e elaboração do jardim pelos alunos, escolha e plantio das mudas, elaboração de fichas da fauna e da flora, utilização de origami como abordagem foram alguns trabalhos realizados pelos alunos da escola.