A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou no dia 30 de novembro, a aprovação do curso de Doutorado em Educação no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed/Udesc), a partir de 2012.
O doutorado terá duas linhas de pesquisa: “História e Historiografia da Educação” e “Educação, Comunicação e Tecnologia”. O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Udesc), professor Celso Carminati, afirma que o curso oferecerá 10 vagas, a primeira turma deverá ingressar em 2012.
Informações extra oficiais dão conta que as inscrições devem ser abertas ainda em janeiro ou fevereiro.
A implantação do Doutorado em Educação na Udesc foi possível a partir da boa avaliação recebida pelo curso de mestrado do PPGE em seu primeiro triênio.
“O doutorado buscará oferecer formação qualificada para a pesquisa em educação, para formar professores, visando consolidar e expandir o ensino de pós-graduação com excelência em Santa Catarina, além de atender a uma demanda existente por programas de formação e capacitação de pesquisadores e docentes para a educação básica e superior”, acrescenta o coordenador.
Para Celso Carminati, a formação de pessoal altamente qualificado para a pesquisa em educação contribuirá para a melhoria dos cursos de graduação, especialmente os envolvidos com formação de professores para todos os níveis, bem como de pós-graduação como os mestrados da área.
“Através do doutorado em Educação será possível fomentar as atividades de pesquisa científica, tecnológica, cultural e artística, visando à inovação e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como a divulgação e a aplicação dos seus resultados”, explica o coordenador.
Sobre a aprovação do novo curso de doutorado, a diretora geral da Faed, Marlene de Fáveri, ressalta: “Ganhamos todos e todas, em especial a sociedade e os futuros alunos e alunas que terão mais esta oportunidade de qualificarem-se em uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.
Outras aprovações
O curso de doutorado da Faed, alcançou a aprovação ao lado de mais dois cursos da Udesc: o doutorado em Ciência Animal, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, o primeiro e público no Estado, e o mestrado em Computação Aplicada, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville. Todos gratuitos.