Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Tem início a 2ª edição da Campanha Eco Ilha

São Francisco do Sul - Foi lançada no dia 22 de março, a 2ª edição da Campanha ECO ILHA.  Diretores de escolas, professores, autoridades, patrocinadores e o Instituto Porta do Sol conheceram o regulamento da  gincana realizada pela Prefeitura de São Francisco do Sul, através da Secretaria de Meio Ambiente, em conjunto com o SAMAE e Secretaria de Educação e Cultura.


 
O evento envolve os alunos das 8as séries ou 9º anos das escolas  municipais, estaduais e particulares da cidade. Os estudantes  são envolvidos em atividades ecológicas, conquistando pontos e, ao final, as escolas, professores e alunos serão premiados e todos os participantes recebem certificados. Os professores, que auxiliam os estudantes no cumprimento das tarefas, receberão também certificado das horas trabalhadas na ECO ILHA.  
O intuito é estimular a construção de cidadãos éticos e transformadores de suas realidades, sensibilizando-os para a conscientização das questões ambientais, incentivando a cooperação e as ações que contribuam para o meio ambiente equilibrado, com consequente melhoria da qualidade de vida.
 
Primeiras ações
No dia quatro de abril, professores e diretores participaram do curso de atualização em Educação Ambiental com ênfase em resíduos sólidos. 
Entre os assuntos abordados, a importância da educação ambiental no âmbito escolar, consumo consciente, implantação e gerenciamento da coleta seletiva nas escolas, técnicas de compostagem, resíduos especiais e destinação final dos resíduos. 
O objetivo é preparar os profissionais para a Campanha e incentivar a implantação da separação do lixo no ambiente escolar, com vista à formação de consciência ambiental nos estudantes.
Uma das tarefas é a construção de um painel artístico com material alternativo. Esquete teatral, realização de ação criativa sustentável na escola, mutirão de limpeza e conclusão das atividades com uma feira ambiental são outras dentre as tarefas.
 
Premiação
A escola vencedora receberá mil reais. Os três primeiros colocados entre alunos e professores, receberão como premiação viagens. O 1º lugar, um passeio no Parque Beto Carreiro World, em Penha e Aula de Ecologia do Projeto Natureza;. Para o 2º colocado, um passeio de teleférico no Parque Unipraias em Balneário Camboriú, Arvorismo no Parque Ambiental e Aula no Parque Escola. A 3ª colocada fará um passeio ao Zoológico de Pomerode e terá Aula de Educação Ambiental. A premiação do 4º e 5º lugares ainda não está definida.
A cerimônia de encerramento ocorre no dia seis de junho, às 15h30m, no Terminal Turístico Naval, situado no Centro Histórico,  mesmo local em que ocorrerá a Feira Ambiental.