Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Estudantes de SC participam do Febrace

     Florianópolis – Dois grupos de alunos do Programa SESI Talentos para a Indústria foram selecionados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2007,  realizada entre os dias 13 e 15 de março, na Universidade de São Paulo, no campus da capital. O evento contou com público estimado de 10 mil pessoas.

     Os dois trabalhos selecionados foram “Robôs entram na dança na Oktoberfest: simbiose entre a tradição centenária e a tecnologia moderna em Blumenau” de Evelyn Lanser (autora), Samara Budel, Gislaine Sizério, Evandro Weingartner (orientador.) do SESI Blumenau/SC e “Sar (suspensão com autoregulagem)” dos alunos Yuri Scaniello da Silva (autor) e Luciano Tarcisio Souza (orientador.) do SESI-SC, São José, SC.

     A Febrace é uma feira anual para estudantes da 8ªsérie do Ensino Fundamental, do ensino médio e do técnico. Os trabalhos apresentados na feira estão dentro de categorias como Ciências Agrárias, da Saúde, Humanas, Sociais, Biológicas, Exatas e da Terra ou Engenharia. Os principais critérios de seleção, de acordo com coordenadora geral da Febrace, a professora Roseli de Deus Lopes, da Poli, são criatividade, inovação, reflexão, raciocínio crítico, busca pelo rigor científico, forma de investigar, estratégias criadas ao longo do processo e potencial de fazer projetos mais complexos.

     Para as indústrias, o programa SESI Talentos representa uma ação de responsabilidade social.  “O aprendizado constante nos leva ao mundo do conhecimento, e ao investirmos em educação e desenvolvimento dos jovens, estamos criando seres livres e com capacidade para desabrocharem sua criatividade, estimulando o senso de responsabilidade”, afirma a coordenadora de desenvolvimento organizacional da Teka - Tecelagem Kuehnrich S.A, Tatiana Dyck.