Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

SENAI-SC conquista prêmio nacional

     Florianópolis  – O SENAI/SC conquistou o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério 2006, promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

     Criado em 1992, o prêmio é concedido anualmente à instituição de ensino superior que apresente proposta inovadora, com resultados comprovados nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; inovações curriculares na graduação, pós-graduação e nos cursos seqüenciais; avaliação institucional; modelos de gestão e iniciativas promotoras de inclusão social.

     “Este prêmio é o reconhecimento, em âmbito nacional, do sistema de educação superior montado pelo SENAI/SC”, afirma o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda.

     O case do SENAI/SC, intitulado “promovendo a cidadania e o desenvolvimento das competências profissionais valorizadas pelo mundo do trabalho”, apresenta a articulação dos diversos fatores que compõem o sistema - modelo de educação por competências, capacitação dos colaboradores, princípios para a formação com base em competências, prática pedagógica, situações problemas e projetos integradores.

     O documento comtempla ainda estratégias de ensino, sistema de avaliação por competência, elaboração de perfis profissionais e desenhos curriculares com base em competências, avaliação da qualidade do produto e acompanhamento de egresso.

     O modelo, aplicado em 25 cursos superiores em 11 faculdades de tecnologia da instituição, gera resultados como índices de empregabilidade dos egressos na ordem de 90%.

     A edição 2006 deu ainda menções honrosas à Universidade Federal da Paraíba e para a Universidade do Norte do Paraná.