Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

É preciso aprender a cuidar do planeta desde pequeno

Blumenau - Desde o início de 2012, o Centro de Educação Infantil Frieda Zadrozny, localizado no bairro Garcia desenvolve o projeto "Cuidar do Nosso Planeta" com todas as 180 crianças atendidas pela munidade, do berçário ao jardim II.

O principal objetivo das educadoras é envolver os pequenos, de quatro meses a cinco anos, em ações que despertem para o cuidado e a preservação do meio ambiente.

As ações visam ainda a conscientizar as crianças, suas famílias e a comunidade da necessidade de se cuidar do lugar onde vivem.

Cada tema é desenvolvido durante dois meses, iniciado e concluído com alguma atividade artístico-cultural, como teatro, exposição, poesia e dança.

Dentro do projeto macro, vários assuntos foram sendo trabalhados ao longo do primeiro semestre. Animais, água e os cuidados consigo e com os demais colegas.

Uma exposição dos trabalhos produzidos com materiais recicláveis, como pinturas e dobraduras finalizou o projeto, que contou ainda com teatro, poesia e dança sobre o tema animais.

No segundo semestre, os assuntos abordados serão as flores e Monet e árvore, sempre retomando os conteúdos já trabalhados. O projeto será finalizado em dezembro com um grande evento.