Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Aprendendo a usar os recursos naturais

     Com o objetivo de informar e conscientizar os alunos da última série do Ensino Fundamental (8ªsérie), sobre as várias fontes de energia disponíveis em âmbito nacional e internacional, suas formações, utilizações e quais as conseqüências no meio ambiente, as professoras de Artes, Ciências, Geografia, História, Matemática, Educação Física e Português das Escolas Municipais “Alberto Speck”, “Frei Valentim” e “João Monteiro Cabral” estão desenvolvendo o projeto interdisciplinar A sustentabilidade do meio ambiente na utilização dos recursos energéticos renováveis e não renováveis.

     O projeto já está em andamento e deve culminar numa grande exposição a ser realizada no mês de junho. Entre outras atividades, alunos e professores assistirão a filmes e palestras que abordam o tema, visitarão a Usina Petrolífera de Araucária – PR e pesquisarão na Internet, em livros e demais materiais disponíveis, sobre as mudanças climáticas.

     Os resultados de todos os trabalhos e pesquisas serão expostos numa grande feira de conhecimento sobre o  meio ambiente a ser realizada em conjunto no mês de junho.

     O projeto está sendo coordenado pelas professoras Jacqueline Zamboni Paese, de Geografia e Kéllin Cristian Ribas Martins, de Língua Portuguesa. Os alunos já iniciaram as pesquisas e cada disciplina dará sua contribuição.

     As tabelas e estudos de pesquisas quantitativas serão feitos nas aulas de Matemática, os tratados internacionais de controle de emissão de gases do efeito estufa e de preservação ambiental serão lidos e estudados nas aulas de Geografia, nas aulas de História serão estudadas a revolução industrial e as conseqüências ambientais decorrentes do desenvolvimento não sustentável.

     O registro dos estudos e análise de filmes e de textos científicos, opinativos e informativos,  noções de uso da informática e da Internet na pesquisa e confecção dos relatórios, serão encargos das professoras de Português.

     Todos trabalharão em conjunto para fazer maquetes, gráficos, relatórios, produzir material fotográfico, filmes (Educação Física) e estudos sobre os impactos ambientais causados pelo uso sustentável ou não,  dos recursos naturais para produzir a energia que alimenta as máquinas da economia mundial.