Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Olimpíada de matemática

Brasília – Os vencedores, dentre os 630 817 alunos do ensino fundamental e médio que participaram da prova da segunda fase da 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no dia 18 de novembro, serão conhecidos somente em março de 2007.

A iniciativa tem como objetivo estimular o estudo da matemática e criar novos vínculos entre o aluno e a escola. Todos os estados estão participando da disputa. A premiação é dividida entre alunos, professores, escolas e municípios que se destacarem no país.

Para os estudantes, serão distribuídas medalhas e 2001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os cem professores com alunos mais bem classificados ganharão um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Além disso, cem escolas receberão laboratórios de informática e cinco municípios (um de cada região do País) receberão quadras de esportes. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é organizada pelo IMPA-Sociedade Brasileira de Matemática e ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.