Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Narrativa poética

Joinville – Sob a orientação da professora Paula Mafalda Fava, os alunos da 7ª série da EEB Dr. Tufi Dippe criaram narrativas poéticas, dentro do projeto Trabalhando a narrativa poética. O texto deveria preservar a estrutura de uma poesia e relatar um romance entre duas pessoas de classes sociais diferentes, estabelecendo o conflito entre os personagens que, entretanto, deveriam superar as diferenças em nome do amor.

Entre os objetivos do projeto estava o de levar o aluno a observar que as diferenças são aniquiladas diante do amor. A proposta do trabalho era levar os alunos a compor uma narração usando a estrutura de um poema ou poesia, criando um romance entre dois personagens de diferentes classes sociais.  O aluno Pablo Pfleger imaginou um relacionamento entre um camelô e uma empresária de sucesso e outro entre um vendedor de amendoim e uma artista famosa mais velha do que o vendedor.

Um amor com conflitos

Todos na vida temos um amor,
Seja ele como for,
Rico, pobre, milionário,
Ou de um bom partidário.

Dessa vez foi um camelô,
Era pobre, mais um bom senhor,
Ele se apaixonou por uma diretora,
Uma mulher que era encantadora.

Ela trabalhava numa grande empresa,
Enquanto ele numa pequena mesa,
Ele a admirava de longe,
E ela o via como um simples homem.

Um dia desses ele resolveu falar,
Ele convidou-a para ir dançar,
Ela infelizmente não aceitou,
Só porque ele era um camelô.

O camelô se entristeceu,
E a diretora se arrependeu,
Deixou de lado o preconceito,
E resolveu curtir o momento.

Alguns anos se passaram,
E eles finalmente se casaram,
Ele não é mais um camelô,
Estudou e virou doutor.