Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

A merenda ideal sem segredos

Melancia com palitinhos de formas de picolé caseiro, bolo de couve – a receita está no e-book ABC da Lancheira Escolar no link acima.

E tem também hamburguinho de tomate com pepino. Palitinhos de baleia, pinguim e golfinhos da Loja Lanchinhos.

 

 

Nutricionista dá dicas preciosas para garantir um lanche nutritivo e gostoso para os pequenos

As aulas voltaram e junto com elas uma das tarefas mais difíceis da rotina de quem tem filhos pequenos: montar uma lancheira saudável. Para muitos, planejar o lanche dos pequenos de forma saudável é uma missão quase impossível. A nutricionista Mônica Cecília Araújo, de São Paulo, orienta os pais de como tornar esta tarefa mais fácil.

“É ótimo envolver o seu filho no processo: vá com ele no supermercado ou na feira para fazer as compras e o chame para montar os lanches, sempre explicando os benefícios de cada alimento. Estas atitudes fazem com que, desde cedo, ele aprenda a ter autonomia e no futuro possa fazer as melhores escolhas alimentares”, explica.

Também é importante escolher alimentos práticos: isso não é só para facilitar o trabalho de montar a lancheira, mas também para oferecer opções simples para os pequenos. As frutas, por exemplo, podem ser enviadas já cortadas e sem casca.

“Abuse da criatividade: um sanduíche em forma de bichinho, frutas cortadas em formatos divertidos etc. É no cardápio semanal: planeje com antecedência as comidinhas que farão parte da lancheira do pequeno durante os cinco dias da semana. Manter uma programação é a melhor maneira de oferecer alimentos nutritivos”, completa Mônica.

Sugestões para preparar a lancheira:
1) https://www.novoshopping.com.br/blog/2020/01/lanches-divertidos/

c) 2) itmae.com.br/vida-de-mae/10-ideias-para-montar-uma-lancheira-com-amor