Pais participam de atividades em CEI

Imprimir

Joinville – Projetos desenvolvidos durante todo o ano no CEI Sementinha foram expostos em uma grande exposição realizada nos dias 30 e 31 de outubro nas salas de aulas do Centro. Cada professora, com seus alunos, transformaram a sala de aula em instalações, com o objetivo de mostrar, principalmente aos pais, os projetos desenvolvidos pela turma em sala de aula durante todo o ano letivo.

Cada um dos 360 alunos do CEI tiveram seus trabalhos expostos e fizeram questão de mostrar aos pais que aprenderam muito durante o ano letivo. Aulas-passeio, entrevistas, palestras, pesquisa, trabalhos manuais e muita participação dos pais foram algumas das estratégias para alcançar bons resultados.

Projetos como o Voa-voa centrado no estudo do ar e o Reciclagem e confecção de Brinquedos com sucata no qual os familiares das crianças compareceram na escola uma aula por semana para confeccionar brinquedos com sucatas e O encanto dos animais deram maior ênfase as questões ambientais. Outros, como O sonho de Leleco que teve como objetivo principal iniciar o processo de letramento das crianças e resultou na confecção de carinhos, contando com a ajuda dos pais; Meios de Transporte iniciando o trabalho concreto de educação para o trânsito e Cidadania, o qual resultou na adoção de famílias carentes pela comunidade escolar, focaram suas ações na necessidade de uma responsabilização maior do homem com a sociedade em que vive.

As atividades desenvolvidas nas disciplinas em Inglês e Artes e toda sua beleza envolveram os alunos de todas as faixas etárias. Já o Alimentação saudável resultou, inclusive, na criação da horta escolar e conseguiu fazer com que as crianças reconhecessem a importância da merenda, transformando a merendeira na "fada da merenda".

Ao mesmo tempo em que conheciam os trabalhos desenvolvidos durante as aulas, pais e demais visitantes, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os mais variados temas tratados em cada projeto.

Uma das atividades do projeto Cidadania, coordenado pela professora Raquel Fernandes, foi uma visita à Câmara de Vereadores para conhecer o funcionamento daquela casa. Durante a visita, no íncio de novembro, os estudantes visitaram alguns gabinetes, conversaram com os vereadores, fazendo perguntas sobre a rotina diária do legislador e no plenário, perguntaram ao Presidente da Câmara, Darci de Mattos, sobre a situação das famílias carentes que moram em locais invadidos.