Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Mais do que uma escola

Jaraguá do Sul - A escola estadual de Schroeder, EEB Profa Elisa Claúdio de Aguiar, conquistou no dia 9 de novembro, pela 2ª vez, o prêmio de Referência Regional em Projetos Educativos, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul.

A apresentação dos projetos foi na Scar - Sociedade de Cultura Artística, com o tema "Ação e Reflexão na Educação".

Sob o nome de "Mujocata", o projeto da escola possibilitou aos alunos uma consciência tributária e de cidadania, para melhorar a relação entre o cidadão e o Estado e institucionalizar a educação fiscal como instrumento para ampliar a cidadania.

Os projetos de socialização foram apresentados para as autoridades públicas, diretores, professores, estudantes e para comunidade regional.

O segundo lugar foi para Guaramirim, onde está situada a Escola Especial Maria Anna Malutta, que levou o prêmio com o projeto "Hábitos também são recicláveis". Seu propósito foi desenvolver a capacidade criativa e de auto-expressão artística através de materiais recicláveis, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

Já o terceiro lugar abordou o tema "Energia Elétrica - Um bem a ser preservado", projeto da Escola Estadual Básica Professor José Duarte Magalhães, de Jaraguá do Sul. Em parceria com a Celesc, seu objetivo foi implantar na escola um programa educativo que envolvesse os alunos, os docentes e os funcionários no uso consciente e adequado da energia elétrica.

Na programação do evento também aconteceram apresentações culturais e palestra cujo título foi estímulo para continuidade à reflexão, "Educação para a Felicidade", ministrada pelo professor Nailor Marques Junior.