Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Blogs

Profissão Professor: a cada dia um novo desafio (JE290)

“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados”. 
Nunca um texto espelhou tanto a realidade cotidiana dos nossos professores. Em “Verdades da Profissão de Professor”, Paulo Freire nos convida a refletir sobre o quanto a dedicação desses profissionais é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária, mas que muitas vezes somos alunos rebeldes e nos permitimos abandonar a lição de valorizar o educador.
A China é o país que mais valoriza o professor, segundo pesquisa que analisou a procura pela profissão, o status social e o nível de respeitabilidade dos alunos para com os docentes. 
Na mesma linha, na Coreia do Sul, mais de 40% dos coreanos encorajariam seus filhos a seguirem a carreira. Mesmo com avanços nos últimos anos, o Brasil ainda está distante desses indicadores.
O salto na qualidade da educação e na valorização da profissão passa por alcançarmos as metas dos planos Nacional, Estadual e municipais de Educação na próxima década, com investimentos na formação profissional, nos cuidados com a saúde dos trabalhadores, na valorização salarial e nos incentivos à carreira. 
Mas essas ações devem estar relacionadas à mudança de atitude de cada brasileiro e brasileira. O professor precisa ser respeitado por alunos, pela comunidade e pelos governos e reconhecido como figura central no processo de desenvolvimento e de transformação social.
Neste dia 15 de outubro, convido a todos para refletirem sobre os desafios da profissão e de como valorizamos nossos mestres. 
E termino com o texto de Paulo Freire, para que as dificuldades no caminho não deixem que vocês, colegas professores, desistam de lutar sempre por um mundo melhor. 
“Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem águias (...). Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Parabéns professora, parabéns professor.
 
 Luciane Carminatti  é professora e deputada estadual em Santa Catarina

Please publish modules in offcanvas position.