Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Blogs

Gestão é muito importante também na escola(JE292)

Embora pouco comentada, a gestão escolar é um aspecto importante para garantir a qualidade do ensino. 

O gestor é o responsável pela organização do trabalho de todos os que atuam na escola. É o profissional que busca promover um ambiente capaz de contribuir de forma significativa com a educação e suas estratégias de atuação devem colaborar para tornar a escola mais eficaz. 

Essa articulação e parceria entre todos os que atuam na escola deve favorecer o alcance de uma educação de qualidade e, quando aplicável, de um aprendizado que prepare o aluno para o mundo do trabalho.

Os gestores também precisam estar preparados para saber como utilizar, otimizar e racionalizar os recursos disponíveis que auxiliam na sua administração, da mesma forma como ocorre em empresas e até em nossos lares. Felizmente temos experiências exitosas que trazem bons resultados para a educação. 

Para isso existem, inclusive, ferramentas gratuitas voltadas à gestão, por exemplo, da merenda escolar, das receitas e despesas da secretaria e, até mesmo, para gerir o calendário de atividades da escola. 

Igualmente, ferramentas modernas de medição do desempenho de professores e alunos. Esses “cases”, fáceis de serem acessados, são referenciais que contribuem para uma gestão de sucesso. 

É sobre esse tema que o Movimento A Indústria pela Educação, liderado pela FIESC e, agora, com a importante participação da FECOMERCIO, vai se debruçar neste ano. Em 2013, mobilizamos a indústria para a importância da causa da educação e, em 2014, incentivamos a participação das famílias na vida escolar dos alunos. 

No ano passado, convidamos o jovem a ser protagonista desta causa e, agora, o foco é a gestão escolar. Para a qualidade da gestão é necessário o desenvolvimento de competências. A profissionalização da gestão da rede escolar influencia até mesmo a ampliação da oferta de ensino.

A educação é um processo complexo e dinâmico que precisa envolver, além dos professores e gestores, a família, a comunidade, o governo e a representação política na construção de uma educação de qualidade. 

A escola que queremos é aquela que seja desafiante para os professores e atrativa, acolhedora e estimulante para os estudantes. Ela deve ser um local de ensino e diálogo, onde se aprende a conviver respeitando as diferenças e que se mantém atualizada e atenta ao contexto social do seu entorno. 

A ação  do gestor é essencial para tornar tudo isso realidade, contribuindo para melhorar o desempenho e os indicadores educacionais de sua escola.

Please publish modules in offcanvas position.