Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Eu Vivo Aqui
Araguari

Escola Agrícola foi transformada em Instituto Federal (Março/2011)

O Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira criado em 26 de fevereiro de 1954, mas as aulas efetivamente começaram em 11 de maio de 1959, com 20 alunos, 18 deles oriundos de famílias urbanas, matriculados no Curso Operário Agrícola. 
 
 
Atualmente, o Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari oferece seis cursos técnicos e cinco cursos superiores de tecnologia, todos gratuitos. O acesso aos cursos técnicos é por processo seletivo e aos cursos superiores via nota do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.
 
 
 
Nome de bairro 
Na época de criação do Colégio Agrícola, a cidade tinha apenas sete mil habitantes, a maioria vivia da agricultura. Muitos munícipes deram sua contribuição para possibilitar a construção e o funcionamento da escola. Entre eles, o ex-prefeito Antenor Sprotte, que doou 902833m2 de terras, que foram anexadas à terras devolutas do governo estadual, para a construção do Colégio.
O terreno da escola limita-se com o Rio Pirati, o que facilitou a implantação, em 1991, do Curso Técnico Aquicultura e, por diversas vezes, o rio proveu sustento para famílias de servidores enquanto aguardavam os salários atrasados ou o repasse de verbas pelo governo, já que cerca de 90% quase totalidade dos alunos era de internos até 1990. 
Desde a fundação, a escola foi ampliando a oferta de cursos técnicos e, em 2010, após diversas mudanças de nomes, passou a receber a denominação de Instituto Federal Catarinense Campus Araquari e a oferecer cursos superiores.  
 
 
 
O nome que a consagrou, Escola Agrícola, passou a denominar um bairro da cidade.  
Por meio de parcerias com outras instituições,  o Instituto se consolida como referência na modalidade de curso técnicos e superiores na área agrícola e de informática. 
Entre as ações em benefício direto à comunidade local, a participação, em 2003, no projeto “Profissionais do Maracujá”. Naquele ano, um grupo de alunos recebeu profissionalização na cultura da fruta, uma das principais fontes de renda para os agricultores e que legou a Araquari sua principal festa.  
Atualmente, com 52 anos de fundação e 1145 alunos matriculados nos diversos cursos técnicos de nível médio, no PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) e nos cursos superiores, o Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari é referência em educação na região.
O ingresso nos cursos técnicos é sempre por meio de processos seletivos. E  nos cursos superiores, exclusivamente por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.  
A instituição informa as datas de abertura de inscrições em sua página da internet: www.ifc-araquari.edu.br.
 
 

Please publish modules in offcanvas position.