Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Eu Vivo Aqui
Joinville

Infraestrutura (Jan-Fev 2012)

Investimento constante para atender à demanda por vagas
 
 
 CEI Marilene dos Passos Santos
 
 Joinville conta com quase 62 mil alunos matriculados na Rede Pública Municipal. São cerca de 11 mil nos Centros de Educação Infantil – CEIs, outros 46 mil nas escolas de 1º ao 9º ano e aproximadamente 4 mil na Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Para atender a esta quantidade de alunos, a Secretaria Municipal de Educação conta com 4600 professores e demais profissionais da educação que atuam nas 88 escolas – urbanas e rurais, nos 57 CEIs, Ceapes e demais órgão da Secretária da Educação. 
Os alunos com dificuldades de aprendizagem são atendidos também nos cinco Centros de Apoio Pedagógicos – Ceapes. Além das bibliotecas escolares e móveis, a rede conta com duas bibliotecas públicas, uma no bairro Anita Garibaldi e outra na região de Pirabeiraba.
A merenda escolar também é referência nacional de qualidade e inovação. Entre os diferenciais, o cardápio especial para celíacos e alunos com intolerância a lactose. 
Diariamente são servidas 65 mil refeições. Boa parte destes alimentos – no mínimo 30% - são adquiridos diretamente de produtores rurais.
No início de cada ano letivo, todos os alunos da rede municipal recebem o kit com uniforme escolar. Em 2012, receberam inclusive jaquetas para uso no inverno. 
 
 
 
Fim do pó de giz
 
 
EM Arinor Vogelsanger 
 
Ao longo dos últimos anos,  gradativamente o quadro de giz das salas de aula, vêm sendo substituídos por quadros brancos. Entre os objetivos, está o de melhorar a condição de trabalho dos professores, especialmente no que se refere à saúde deste profissional. 
Uma nova compra de quadros já foi programada e ainda este ano, todas as salas de aula deverão ter os quadros substituídos. 
As salas de Apoio Pedagógico e as Escolas Rurais Multisseriadas contam ainda com as “mesas educadoras” equipamentos que auxiliam no ensino de Língua Portuguesa e Matemática dos anos iniciais. 
 
Mais vagas nos CEIs
 
 
CEI Peter Pan 
 
O atendimento nos Centros de Educação Infantil – CEI, não param de aumentar.  A quantidade de crianças subiu de 8400 em 2008 para 11 mil neste ano de 2012. 
Neste período, cinco novos CEIs passaram a funcionar e outras unidades foram ampliadas, ganhando novas 14 salas de aula. 
A preocupação em atender às necessidades das famílias levou a elaborar plano de expansão para os próximos anos. 
Assim, o número de vagas aumentará ainda mais, pois seis novos CEIs estão em fase final de licitação e outras seis unidades aguardam parecer favorável do MEC para iniciar processo licitatório de construção.
 
EJA terá ensino presencial
 
 
 
A partir deste ano, a Educação de Jovens e Adultos – EJA passará a oferecer ensino presencial de quatro dias em substituição ao ensino modularizado. As matriculas para o EJA modularizado encerram-se no dia 31 de março.  podem ser feitas nas escolas municipais que oferecem EJA. 
Os estudantes já matriculados nas séries finais devem concluir o ensino fundamental  até o final deste ano letivo. 
O ensino presencial para Jovens e Adultos é uma determinação da  Câmara de Educação Básica do MEC e será implantado em todo o Brasil.
As aulas serão de segunda à quinta-feira, das 19h às 22h com um professor para cada disciplina. Com esta nova metodologia, os conteúdos serão trabalhados por meio de projetos.  
Já os apenados terão aulas na Penitenciária por meio de Telesala, com a presença de um professor-tutor. A aulas terão início em março e após assistir às vídeo aulas, os alunos farão avaliação com o professor. 

Please publish modules in offcanvas position.