Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Eu Vivo Aqui
Joinville

Qualidade no ensino (Jan-Fev 2012)

Destaque nacional

 

Programas de incentivo à leitura contribuem para a aprendizagem

CEI Raio de Sol I 

 

A Rede Municipal de Ensino de Joinville, com 61.887 alunos matriculados nas 145 unidades de ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamental, uma das maiores do país, é destaque nacional pela qualidade de ensino. 

As escolas foram as primeiras colocadas entre as cidades com 400  a 600 mil habitantes, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), avaliação feita pelo Ministério da Educação. Na classificação estadual, seis dentre os dez melhores IDEBs de escolas municipais de Santa Catarina, são de Joinville.  

Os bons índices são resultados de programas como os de incentivo à leitura, prática de esportes, de dança na escola, de valorização e formação continuada dos professores, cujos salários são mais altos do que os pagos pela rede estadual. E de investimento constantes para melhorar as condições de trabalho dos professores e alunos e na infraestrutura de todas as escolas.  

A promoção da Feira do Livro, a compra de livros para o acervo das bibliotecas das escolas, de equipamentos de uso pedagógico e projetos de incentivo à aprendizagem em matemática, português, língua estrangeira desde as séries iniciais e alfabetização são somente alguns dos projetos que garantem a qualidade do ensino da rede.

Merenda premiada

A cidade foi uma das 21 ganhadoras, dentre as 1340 concorrentes, ao Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, vencendo na categoria Capitais e Grandes Cidades.   

A inclusão de 30% de produtos  agrícolas produzidos nas propriedades rurais do município melhora a qualidade da alimentação das crianças e são investidos R$700mil anualmente na economia da cidade.  

 

A maior Feira do Livro de Santa Catarina

 

Entre os dias 12 e 22 de abril, Joinville será palco da maior Feira do Livro de Santa Catarina. O evento literário e cultural, que neste ano chega a sua 9ª edição, terá como atrações principais o sambista Martinho da Vila, a atriz Eliane Giardini e a presidente da Academia Brasileira de Letras Anna Maria Machado. 

A feira será no Centro de Exposições Edmundo Doubrawa e os alunos da rede municipal farão visitas monitoradas todos os dias.

 

Incentivo a leitura

 

CEI Sigelfrid Poffo

 

A Secretaria de Educação coordena diversas  ações integradas de incentivo a leitura nos CEIs e escolas. Entre os programas, estão os dois ônibus da leitura que levam livros e contações de história para as escolas mais distantes do centro. 

Outras iniciativas, como o Sacolas Literárias e as 13 Arcas das Letras envolvem também as famílias nos programas de incentivo à leitura. 

“Ainda este ano teremos um terceiro ônibus da leitura para levar cultura pelos bairros de Joinville”, revelou o Secretário da Educação, Marcos Aurélio Fernandes..

 

Escolinhas de esportes e cultura

 

Em parceria com o JIC estudantes aprendem Iatismo

 

Alunos de escolas municipais estão aprendendo a velejar no projeto “Vela: Escola de Iatismo”, resultado de uma parceria com o Joinville Iate Clube - JIC. 

O projeto é um dos inúmeros mantidos pela prefeitura que beneficiam alunos da rede municipal para a prática de esportes e atividades culturais. 

A seleção anual de alunos para o Teatro Bolshoi, e o programa Dançando na Escola e o PID são outros exemplos.    

Please publish modules in offcanvas position.