Cuide do nosso planeta, a natureza agradece

Imprimir
No dia 5 de junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela ONU em 1972, durante o encontro de 113 países, para discutir assuntos ambientais. Atualmente, se existe algum tema capaz de igualar todas as pessoas no planeta, é a questão ambiental. O que acontece de um lado, vai sempre afetar o outro do planeta!   

Comemorada de várias formas, a data é aproveitada em todo o mundo para chamar a atenção aos problemas ambientais e para a necessidade urgente de ações. A Companhia Águas de Joinville promove a educação ambiental no seu dia-a-dia, mas nesse mês, foi ainda mais convidada a participar de diversas atividades e também realizou eventos.
 
Pelotão Ecológico em aula de campo no Quiriri recebendo
uma introdução sobre o ecossistema local e sua importância. 
 
 
A partir do dia 2 de junho, a Companhia participou da Semana do Meio Ambiente organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina na região de Araquari, a Escola Agrícola. No local, os alunos participaram de diversas atividades e receberam instruções e material educativo.
Na mesma semana, no evento “Fundema na Praça”, promovido pela Fundação do Meio Ambiente, realizado no dia 9 de junho, na praça Nereu Ramos. Materiais educativos foram distribuídos aos visitantes e a comunidade contou com espaço para esclarecer dúvidas. As crianças participaram de jogos ambientais e ganharam máscaras.
Os funcionários da Cia receberam 216 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, entre elas a palmeira Jerivá (Syagrus romanzoffiana) muito usada para ornamentação, ipê, pitanga, fruta do conde e bacupari. As mudas foram disponibilizadas pela Fundação 25 de Julho e pelo programa Adote uma Árvore, da FUNDEMA. 
Os alunos do Pelotão Ecológico da EM Rosa Maria Berezoski realizou atividades sob a orientação da professora Janette Vierheller. O pelotão já recebe apoio da Cia, que  organizou uma aula de campo na região do Quiriri. 
Durante a visita os estudantes conheceram a Mata Atlântica e sua importância,  observaram algumas interações existentes na natureza que dificilmente são encontradas em áreas urbanas. Foram estudados ainda assuntos como água, mata ciliar, fauna e flora.
O Dia Mundial do Meio Ambiente deve levar à reflexão sobre a ação do homem sobre à natureza, mas não se deve esquecer que todo dia é dia de preservar e respeitar o meio ambiente. 
 
Plante essa idéia em sua vida!