Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Água e Saneamento

Água e Saneamento (Novembro/2009)

Patrulheiros são multiplicadores na defesa ambiental

 O Projeto Patrulha da Água capacita alunos de 6°Ano para disseminar informações e conhecimentos referentes ao saneamento básico na escola. 

As escolas que participaram desse trabalho, “Professora Maria Regina Leal” e “CAIC Desembargador Francisco J. R. de Oliveira”, do Bairro Espinheiros, foram  escolhidas por localizarem-se próximas à região em que serão feitas as obras de esgotamento sanitário com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), operacionalizados pela Caixa Econômica Federal, portanto, o Patrulha da Água, integra o Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental, que é desenvolvido, concomitantemente, com as obras.

Durante todo o ano, a técnica social responsável pelo projeto, Alessandra O. Mendes e a coordenadora do programa de Educação Ambiental, engenheira ambiental Daniela Finder Vilela de Farias, juntamente com os estagiários Ciro Cardoso, de ciências biológicas e Daiane Ciotta, de engenharia ambiental, realizaram os trabalhos nas duas escolas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ambiental nas crianças.

Em cada escola foram selecionados trinta estudantes do 6ºAno, que participaram quinzenalmente, de ações pedagógicas de sensibilização, com vistas a educar para a conservação do meio ambiente e sua sustentabilidade, formando agentes multiplicadores.

Visitas e encontros para estudos

 Entre as atividades iniciais, um encontro com as crianças e pais para apresentar o projeto e aplicar uma dinâmica de integração.

Ao longo do ano, os patrulheiros participaram de palestras sobre temas relacionamentos à água, esgoto, saneamento ambiental, reciclagem e consumo consciente. 

Além das palestras e oficinas realizadas na escola, foram feitas visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água- Cubatão, à APA Dona Francisca – no Quiriri, ao Centro de Pesquisas Ambientais – CEPA, Vila da Glória e ao Instituto Kat Schurmann, em Bombinhas(SC).

Preparados, e sob a supervisão da equipe da Companhia Águas de Joinville e dos seus professores, os patrulheiros elaboraram mini-palestras e confeccionaram jogos ambientais educativos que foram aplicados nas próprias escolas. 

O envolvimento da comunidade próxima às escolas foi efetivado por meio de distribuição de panfletos informativos sobre as obras que acontecerão no bairro, dando dicas de economia de água e sobre a importância do tratamento e de fazer a ligação do esgoto à rede coletora.

Neste final de ano, os patrulheiros receberão certificados. No próximo ano, a Patrulha da  Água da escola “Professora Maria Regina Leal” continuará. Outras escolas, localizadas em áreas próximas aos locais em que haverá obras de esgoto, serão beneficiadas.

Please publish modules in offcanvas position.