Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Projeto Perfil
Água e Saneamento

Água e Saneamento (Novembro/2009)

Patrulheiros são multiplicadores na defesa ambiental

 O Projeto Patrulha da Água capacita alunos de 6°Ano para disseminar informações e conhecimentos referentes ao saneamento básico na escola. 

As escolas que participaram desse trabalho, “Professora Maria Regina Leal” e “CAIC Desembargador Francisco J. R. de Oliveira”, do Bairro Espinheiros, foram  escolhidas por localizarem-se próximas à região em que serão feitas as obras de esgotamento sanitário com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), operacionalizados pela Caixa Econômica Federal, portanto, o Patrulha da Água, integra o Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental, que é desenvolvido, concomitantemente, com as obras.

Durante todo o ano, a técnica social responsável pelo projeto, Alessandra O. Mendes e a coordenadora do programa de Educação Ambiental, engenheira ambiental Daniela Finder Vilela de Farias, juntamente com os estagiários Ciro Cardoso, de ciências biológicas e Daiane Ciotta, de engenharia ambiental, realizaram os trabalhos nas duas escolas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ambiental nas crianças.

Em cada escola foram selecionados trinta estudantes do 6ºAno, que participaram quinzenalmente, de ações pedagógicas de sensibilização, com vistas a educar para a conservação do meio ambiente e sua sustentabilidade, formando agentes multiplicadores.

Visitas e encontros para estudos

 Entre as atividades iniciais, um encontro com as crianças e pais para apresentar o projeto e aplicar uma dinâmica de integração.

Ao longo do ano, os patrulheiros participaram de palestras sobre temas relacionamentos à água, esgoto, saneamento ambiental, reciclagem e consumo consciente. 

Além das palestras e oficinas realizadas na escola, foram feitas visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água- Cubatão, à APA Dona Francisca – no Quiriri, ao Centro de Pesquisas Ambientais – CEPA, Vila da Glória e ao Instituto Kat Schurmann, em Bombinhas(SC).

Preparados, e sob a supervisão da equipe da Companhia Águas de Joinville e dos seus professores, os patrulheiros elaboraram mini-palestras e confeccionaram jogos ambientais educativos que foram aplicados nas próprias escolas. 

O envolvimento da comunidade próxima às escolas foi efetivado por meio de distribuição de panfletos informativos sobre as obras que acontecerão no bairro, dando dicas de economia de água e sobre a importância do tratamento e de fazer a ligação do esgoto à rede coletora.

Neste final de ano, os patrulheiros receberão certificados. No próximo ano, a Patrulha da  Água da escola “Professora Maria Regina Leal” continuará. Outras escolas, localizadas em áreas próximas aos locais em que haverá obras de esgoto, serão beneficiadas.