Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Água e Saneamento

Água e Saneamento (Dezembro/2009)

Livro socializa projetos de educação ambiental

   No dia sete de dezembro, em cerimonial realizado na Sociedade Harmonia Lira, foi lançado o livro Educação ambiental – Atividades de Aprendizagem – Água e Saneamento como  resultado do curso de capacitação  “Água e Saneamento” ministrado aos professores de 3ªs e 4ªs séries, de 55 escolas da rede estadual da região da 23ª Gered. O projeto foi executado pela Companhia Águas de Joinville, em parceria com a Gerência Regional de Educação e Prêmio Embraco de  Ecologia.

 O livro contém 20 atividades práticas de aprendizagem de educação ambiental, selecionadas entre as 46 executadas pelos professores participantes do curso, realizado de março a julho deste ano. Com relatos detalhados das atividades, trata-se de um guia com técnicas para trabalhar a educação ambiental em sala de aula.
 O curso com 50 horas, após fornecer embasamento teórico, desafiou os professores a desenvolverem um projeto para colocar em prática o que aprenderam, planejando e executando, em suas escolas, uma atividade de aprendizagem em torno do tema “água e saneamento”. 
 Posteriormente, um seminário que reuniu todo o grupo participante, oportunizou a compartilhar ainda mais as experiências. Após apresentar os relatórios aos colegas, os professores tiveram seus projetos analisados pela equipe organizadora e a publicação foi viabilizada como forma de reconhecimento do bom trabalho desenvolvido e de multiplicar os conhecimentos, incentivando a outros profissionais a repetirem as boas experiências desenvolvendo projetos  de educação ambiental.
 O material utilizado para a realização do curso foi a cartilha  “Agualito e o Mundo das Águas”  fornecida pela Gered, a cartilha  “Saneamento Básico  para  Crianças”,  da Companhia Águas de Joinville e os  “Cadernos de Educação Ambiental  Água para a Vida, Água para  Todos” , editados pela WWF-Brasil  e  fornecidos pelo Prêmio Embraco de Ecologia.
 Este projeto foi financiado pela Caixa Econômica Federal através do Projeto Técnico Socioambiental - PAC da Companhia Águas de Joinville, e o curso se encaixa dentro de uma das premissas do projeto que é levar informação e conhecimento  à  comunidade a respeito do que é saneamento básico, qual a sua importância e por que a cidade precisa de esgotamento sanitário.
 
Os trabalhos publicados 
 
 A quase totalidade dos trabalhos publicados relata projetos e estudos acerca da mata ciliar, das nascentes, do consumo e desperdício de água tratada, de agressões aos rios e córregos das regiões do entorno das escolas e às respostas destes, em forma de enchentes, alagamentos e danos à saúde dos moradores. O tema, por sua importância vital, conseguiu envolver não somente  os professores  e seus alunos, mas seus familiares e a comunidade que sofre as conseqüências das agressões a natureza.
 Uma leitura rápida dos projetos mostrou que os trabalhos desenvolvidos promoveram uma sensibilização à mudança de comportamento inicialmente de seus alunos e, na seqüência, dos demais professores e alunos da escola e membros da comunidade escolar. 

Please publish modules in offcanvas position.