Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Água e Saneamento

Consumo consciente é objetivo do PEA (Jan-Fev/2010)

Os números da água em Joinville:
 
- 140 milhões de litros de água tratados diariamente
 - a Cia possui 11 reservatórios de água com capacidade de reservação de 38092 m³
 - 171.934 imóveis ou 98% da população é abastecida com água tratada
-  40 mil análises da água para garantir a qualidade


Os dias quentes deste verão provocam o aumento do consumo de água e, enquanto alguns desperdiçam lavando calçadas, cercas e até telhados, outros sofrem com a falta  de água nas torneiras.
Quanto mais calor, maior a necessidade de água e de  consumo consciente, foco principal do Programa de Educação Ambiental-PEA da Companhia  Águas de Joinville, intitulado   Água para Sempre,  que desenvolve trabalho baseado num dos valores da empresa, que é o respeito ao meio ambiente.
Com o objetivo de incentivar o consumo consciente e a preservação ambiental, especialmente nos aspectos ligados ao saneamento e à água, o PEA desenvolve diversas atividades dirigidas tanto para o público externo como para os próprios funcionários.

 
Mascote atrai crianças 
 
Em razão da receptividade da ação nos diferentes segmentos da sociedade, a equipe tem aprimorado os trabalhos a cada ciclo anual de atividades colocando-se à disposição para auxiliar na execução de projetos de Educação Ambiental, como  cursos, palestras, estudos e pesquisas, entre outros. 
Desde 2006, quando foi criado, o PEA planeja e executa ações de sensibilização ambiental  junto à comunidade  atuando especialmente nas escolas, tendo como público principal os estudantes e professores da Educação Básica e sempre com o foco na preservação para a sustentabilidade. O Programa conta com a importante parceria do Núcleo de Educação Ambiental - NEAM da Secretaria Municipal da Educação.
 A comemoração da Semana da Água que transcorre na semana de 22 a 27 de março é, geralmente, um dos primeiros eventos organizados e executados totalmente pela equipe.
O mascote - Mathias Gotas-  é mais um incentivo para a participação dos estudantes nas  atividades propostas pela equipe do  PEA durante as palestras, visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água, no Projeto Patrulha da Água,  nos jogos educativos disponíveis na página eletrônica da  Companhia e no  Projeto Socioambiental do PAC realizado  nas regiões em que está sendo implantado  o esgotamento sanitário. 
Em 2009, o PEA  em parceria com a Gerência Regional de Educação, realizou um curso para professores da rede estadual e os melhores projetos desenvolvidos em sala de aula, por 20 participantes do curso, foram publicados no livro Educação Ambiental Atividades de Aprendizagem -  Água e Saneamento. 
 As escolas que não receberam o livro, podem solicitá-lo junto ao PEA.
O Programa oferece palestras educativas e visitas monitoradas à ETA para todas escolas. Ligue e agende!

Please publish modules in offcanvas position.