Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Água e Saneamento

Joinville fez sua parte e aderiu à Hora do Planeta!

''Hora do Planeta é um movimento de todos nós. Ela une cidades, empresas e indivíduos para demonstrar às lideranças mundiais - e, principalmente, para mostrar uns aos outros - que queremos uma solução contra o aquecimento global. É uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas".

Denise Hamú, 
Secretária-geral do WWF-Brasil
A hora do planeta é conhecida globalmente como Earth Hour, trata-se de uma iniciativa global da rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas que estão ocorrendo aceleradamente. 
O movimento iniciou no ano de 2007 apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, cresceu e contou com a participação de 371 cidades. Em 2009, o Brasil participou pela primeira vez superando todas as expectativas. Milhões de brasileiros apagaram as luzes, resultando em um total de 113 cidades brasileiras participantes, incluindo 13 capitais. 
Em 2010, no dia 27 de março de 2010 exatamente às 20h30, governo, comunidade, empresas e pessoas foram convidadas a apagar suas luzes durante uma hora para lutar contra o aquecimento global. 
 Em todo o mundo, diversos monumentos e locais simbólicos também tiveram suas luzes apagadas. Entre elas, a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square. No Brasil, o Cristo Redentor e o Congresso Nacional ficaram às escuras. 
Em Joinville, houve a participação expressiva da Prefeitura Municipal apagando suas luzes durante uma hora.  Além de algumas empresas e hipermercados que aderiram ao movimento.
 A Embraco por exemplo, promoveu um jantar a luz de velas aos funcionários durante a uma hora de apagão. A Whirlpool também apagou lâmpadas nas sedes em quatro cidades brasileiras, inclusive em Joinville. A economia de energia foi de 1,4 mil kWh, energia equivalente ao consumo  de oito famílias de quatro pessoas durante um mês. 
Nos hipermercados Big, 30% de todas as luzes foram apagadas durante a Hora do Planeta, assim como os letreiros luminosos e eletrodomésticos, o que chamou a atenção de clientes. 
Em todo o mundo, a Hora do Planeta pretende atingir a adesão de um bilhão de pessoas, em mais de mil cidades.  
"A Hora do Planeta é uma oportunidade única para nós, brasileiros, de nos unirmos com a comunidade global em uma única voz para deter as mudanças climáticas e fazermos algo em conjunto com todo o planeta em prol de um mundo melhor. E dizer não ao aquecimento global!
 Para verificar a lista de adesão ou  aderir pessoalmente, cadastre-se no site do movimento: www.horadoplaneta.org.br 

Please publish modules in offcanvas position.