Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Garuva

Escolas já podem se inscrever para os concursos de Hortas Escolares e de Homenagens Cívicas -Abr/12

A Secretaria da Educação de Garuva publicou no dia 16 de março o regulamento dos concursos de Homenagens Cívicas e Horta Escolar.
 
 
 
 
 
Do Concurso de Homenagens Cívicas podem participar alunos devidamente matriculados nos prés escolares e nos anos iniciais e finais do ensino fundamental nas instituições da rede municipal de ensino da cidade.
Datas como 15 de março (Dia da Constituição), 19 de abril (Dia do Índio), 7 de setembro (Dia da Independência do Brasil), 19 de novembro (Dia da Bandeira) e inúmeras outras poderão ser trabalhadas nas homenagens cívicas.
Os jurados avaliarão as homenagens cívicas considerando  a  coerência com o tema, criatividade, organização do grupo, figurino e postura de palco. 
A premiação para a escola vencedora, uma impressora multifuncional, será entregue durante a V Mostra Educacional.
“Sugerir homenagens acerca do civismo é um ato de agradecimento e gratidão. 
“Objetivamente, o concurso incentiva a realização de um conjunto de atividades escolares relacionadas com os símbolos nacionais, datas, personagens e da relação do indivíduo com o coletivo nacional. Deverão ser desenvolvidas atividades artísticas que agucem a criatividade, o prazer pela arte e a valorização da nossa história”, explica Secretária, Márcia Corrêa.
 
Horta deve ser cultivada sem agrotóxicos
 
As unidades de ensino da rede municipal podem participar do Concurso de Horta Escolar, que objetiva incentivar a construção e manutenção de hortas escolares. 
Realizado desde 2008, a iniciativa envolve alunos, professores, pais e comunidade em geral que, em conjunto, desenvolvem as melhores técnicas de cultivo de hortiliças e algumas frutas que são consumidas pelos estudantes na merenda escolar da própria instituição. 
As escolas deverão ter suas hortas desenvolvidas dentro dos princípios básicos de proteção ao meio ambiente e à saúde.
Organização, limpeza, conservação, produtividade, criatividade, beleza, adoção de práticas conservacionistas e atividades pedagógicas aplicadas ao contexto da criação e manutenção da horta escolar são critérios de avaliação. 
As hortas cultivadas com agrotóxicos, adubos químicos ou qualquer produto que ofereça risco à saúde, serão eliminadas do concurso. 
“Todos os processos de construção da horta escolar são importantíssimos e resultam em significativas conquistas para a comunidade escolar. Além de favorecer a coletividade, incentivamos a prática saudável de produção de alimentos e estendemos atividades escolares à comunidade em geral – o que para nós é sensacional”, afirma Eliane Nagel Cristofolini, diretora da Escola Municipal Ernesto Alberto Hattenhauer, vencedora do concurso do ano passado.
Em 2012, a escola campeã receberá uma impressora multifuncional, a ser entregue durante a V Mostra Educacional.  

Please publish modules in offcanvas position.