Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Garuva

Respeito é bom e eu gosto (Abril/2012)

Os estudantes da Escola Municipal Ernesto Alberto Hattenhauer, localizada no bairro Três Barras, estão sendo incentivados a adotar novas posturas e atitudes no seu dia a dia, por meio do Projeto “Respeito”. 



 
Voltado a promover modificações nas ações e atitudes dos estudantes, para levá-los a resolver seus conflitos tanto com os colegas, quanto com professores e familiares, o projeto visa preparar os estudantes para  convivência social pacífica e respeitosa. 
O comportamento impróprio no ambiente escolar e principalmente no trajeto casa-escola-casa motivou a criação do projeto pela professora Patrícia Leite. 
Inicialmente as atividades foram desenvolvidas apenas com os alunos do 3° ano matutino, porém, logo se estendeu aos demais estudantes da escola. 
Informada pelos próprios alunos da situação, a professora passou a analisar, discutir e estudar juntamente com os alunos, com vista a evidenciar virtudes indispensáveis ao bom convívio humano. 
“A escola se tornaria vazia e insuficiente se fosse omissa ao não resgatar certos valores adormecidos na consciência humana”, explica a professora.
Entre as atividades, roda de conversa, leitura e discussão das regras de utilização do transporte coletivo, confecção de cartazes e textos de incentivo à convivência harmoniosa, realização de palestras com conselheiros tutelares, esclarecendo direitos e deveres, além de estímulos para que as diferenças culturais, sociais, religiosas e sociais sejam respeitadas.
A diretora da escola, Eliane Nagel Cristofolini afirma que as mudanças, além de serem facilmente percebidas, já alteraram o comportamento dos estudantes. Os conflitos diminuiram muito. 
“Os alunos já estão utilizando o transporte coletivo de maneira diferente. Hoje, atitudes envolvendo cooperação e respeito mútuo são facilmente percebidas”, relata a diretora. 

Please publish modules in offcanvas position.