Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Indaial

Estudantes aprendem a usar o computador como ferramenta de trabalho (Edição 2007)

     Em 2002, a Prefeitura iniciou o processo de instalação das primeiras salas informatizadas nas Escolas Básicas Municipais “Tancredo de Almeida Neves”, “Juvenal Carvalho”, “Úrsula Kröeger” e “Professor Mario Bonessi”. A parte elétrica e as redes foram a contrapartida da Secretaria, já que os computadores e programas foram doações dentro do projeto PROINFO. 

     No mesmo ano,  a sala informatizada do Colégio Municipal de Indaial foi instalada com recursos da própria Secretaria.
Em 2005 e 2006 outras seis escolas receberam salas informatizadas, parte com recursos próprios e parte advindos de doações. Atualmente, 11 das 13 escolas municipais, contam com salas informatizadas e demais equipamentos periféricos. Os computadores são todos ligados em rede e três salas já possuem Internet via banda larga.

     Todas as turmas das escolas, num total de 4700 estudantes, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos, freqüentam a sala informatizada de uma a três vezes por semana.

     O planejamento e o cronograma das atividades pedagógicas a serem desenvolvidas é feito em conjunto pelo professor da Sala Informatizada e pelo professor da turma ou da disciplina, com uma semana de antecedência.

     As escolas e as Unidades de Educação Infantil que ainda não possuem sala informatizada são incluídas no planejamento das salas localizadas próximas. A freqüência destes alunos às salas informatizadas são esporádicas. 

     Todos os programas utilizados nos computadores das escolas são licenciados e as aulas visam a viabilizar o uso das tecnologias como recurso pedagógico e, ao mesmo tempo, fazer com que o aluno aprenda a usar o Windows, Word, Excel, Power Point e a Internet.

     Além de aprender a fazer trabalhos escolares e usar todos os benefícios do computador na própria aprendizagem, os alunos desenvolvem a coordenação motora fina, utilizando jogos pedagógicos integrados aos conteúdos estudados em sala de aula.

     Os professores da Sala Informatizada têm formação continuada mensalmente. Aos demais professores é oferecida uma formação básica em informática como recurso pedagógico.

     Durante esta formação, os professores  recebem orientações sobre como desenvolver projetos utilizando o ambiente tecnológico no cotidiano escolar para facilitar a aprendizagem.

Please publish modules in offcanvas position.