Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Indaial

Construção, ampliações e reformas (Edição 2007)

     Desde 2001, a Prefeitura Municipal de Indaial por meio da Secretaria da Educação vem investindo significativamente nos espaços físicos das Escolas e Unidades de Educação Infantil. Durante este período foram construídas três novas Escolas Básicas Municipais: “Rudolfo Alfarth”, “Profª Maria da Graça dos Santos Salai” e “Profª Ana Lúcia Hiendelmayer”. 

     A participação da comunidade nas discussões do Orçamento Participativo e das reuniões com Associações de Pais e Professores-APP determinaram como prioridade as ampliações das  EBM “Leopoldo Simão”, “Arapongas”, “Juvenal Carvalho”, “Anna Alves Dias”, “Encano Central”. “Tancredo de Almeida Neves” e do Colégio municipal de Indaial.

     Neste ano de 2007, haverá a ampliação do Colégio Municipal de Indaial, da EBM Profª Maria da Graça dos Santos Salai e da Profª Ana Lúcia Hiendelmayer assim podendo melhor atender estas comunidades.
Mais vagas nas creches e UEIs

     Ao mesmo tempo, em que reformava e ampliava as escolas, neste período, o atendimento em creche, passou de uma para doze unidades. Este aumento foi possível porque o governo municipal investiu na reforma e ocupação das escolas que haviam sido fechadas.

     Além das reformas e adaptações dos prédios para atender à Educação Infantil, foi preciso investir em locação de imóveis que também foram adaptados para abrigar creches.

     Desde 2001, a prioridade da administração municipal tem sido ampliar o número de vagas para atender as crianças de zero a seis anos e qualificar os profissionais que atuam nas Unidades Municipais de Educação Infantil para ainda mais melhorar o atendimento. Para isso, foi necessário a abertura de treze novas unidades com atendimento em tempo integral.

     Em 2006, as 14 unidades atenderam a 2300 crianças diariamente, fornecendo refeições e atendimento pedagógico.
Todas as ações da Secretaria de Educação e das unidades são baseadas no Referencial Municipal de Educação Infantil, eixo norteador das atividades e ações desenvolvidas tanto para a formação continuada dos professores, quanto com as crianças nas salas de aula.

     Em 2007, uma nova unidade será construída no bairro Warnow e a unidade Recriar, do Encano Baixo, será transferida para novo endereço com ampliação do número de vagas. Outra inovação deste ano foi a antecipação do início do ano letivo para o dia 15 de janeiro. A medida foi tomada para atender às necessidades dos pais e  mães que trabalham e não teriam onde deixar os filhos neste período de férias escolares.

Please publish modules in offcanvas position.