Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Indaial

Inclusão social e empregabilidade na educação de jovens e adultos (Edição 2008)

     Desde 2001, os munícipes de Indaial podem contar com uma política de Educação de Adultos que atende aos interesses da classe trabalhadora, tendo como eixo nortear a educação como direito de todos. A Secretaria Municipal de Educação fez parceria em 2001 e 2002 com o Instituto Integrar-da Confederação Nacional dos Metalúrgicos e Escola Técnica Federal, para oferecer um programa de educação que de fato atendesse a realidade dos adultos.

     Durante os dois anos, foi estudada uma proposta construída a partir da realidade local. Desde 2003, com a implantação do Programa EJA - Integração, todos os bairros foram beneficiados com grupos de alfabetização e conclusão do Ensino Fundamental, atendendo a 22 grupos.

     O Programa tem por finalidade ir além da elevação de escolaridade e garantir o acesso à educação pública de qualidade que se constitui como direito fundamental. Isso contribui para o exercício da cidadania e a integração dos sujeitos ao meio social, ampliando a leitura de mundo com enfoque na auto-estima, na reflexão crítica e no resgate de valores, tendo como resultado imediato a melhoria da condição de empregabilidade.

         O resultado é o engajamento dos estudantes em ações concretas, que visam melhorar suas condições de vida. A estrutura pedagógica do programa parte de temáticas que integram todas as disciplinas durante os dois anos de duração do Ensino Fundamental.

Please publish modules in offcanvas position.