Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Indaial

Ensino Fundamental por ciclo de formação humana (Edição 2008)

     A implantação dos ciclos de formação humana em todas as escolas de Ensino Fundamental provocou mudanças significativas no fazer pedagógico diário.

     A maior preocupação em garantir a aprendizagem dos alunos gerou a necessidade de construir o Referencial Pedagógico para nortear o processo ensino-aprendizagem e sistematizar o trabalho de todos os professores no Ensino Fundamental.

     Para organizar este fazer pedagógico, desde 2002, durante os cursos oferecidos aos professores no horário de trabalho, a título de formação continuada, foi construído o Referencial Pedagógico do Ensino Fundamental, o qual passou por uma reformulação e ampliação em 2005.

     Além disso, foi muito discutida a organização do tempo na escola, porque os professores dos dois primeiros ciclos têm cerca de 4h30min por semana para estudar, planejar, registrar.

     Já os professores de disciplinas específicas têm 20% de hora atividade. Foi estabelecido também o conselho de classe participativo, onde os pais decidem inclusive sobre a retenção de seus filhos e a escola se compromete com a aprendizagem desta criança.

     Por outro lado, o estudo por projetos, especialmente nos anos iniciais, abre um leque muito grande de possibilidades e o professor precisa ter clareza do que o aluno vai aprender naquele momento específico, pois há uma grade curricular nacional que precisa ser respeitada. E o professor tem que ter clareza e encontrar o equilíbrio, sistematizando o projeto e respeitando os conhecimentos prévios dos alunos.

     Alguns aspectos são fundamentais para
o sucesso de todo o processo:

- o comprometimento dos professores;
- o trabalho dos coordenadores de ciclo e pedagógicos;
- o planejamento coletivo;
- a feitura do perfil da turma;
- a formação continuada;
- os momentos de socialização.

     Para complementar a formação dos professores, facilitar a interação e a socialização das experiências, a Secretaria  criou eventos que são realizados anualmente (a maioria deles desde 2003). Podemos citar: Mostra de Dança, Festival da Canção Estudantil, Festa Junina Escolar, Leitura na Praça,  Ciranda de Idéias e a Semana Paulo Freire. Nestes eventos, além da apresentação dos projetos desenvolvidos com sucesso nas escolas, há cursos de formação para os professores e o envolvimento efetivo dos pais e alunos.

Please publish modules in offcanvas position.