Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Indaial

Referencial Pedagógico para Educação Infantil (Edição 2008)

     Desde 1998, a responsabilidade pelo atendimento das crianças de 0 a 6 anos, passou para a Secretaria Municipal da Educação, respeitando a LDB que iniciou o processo de transição da educação infantil da esfera da assistência social para a esfera da educação. A partir de então, buscou-se imprimir um padrão de qualidade social ao atendimento além da incansável luta pelo aumento do numero de vagas.

     Com uma maior preocupação pedagógica, iniciou-se a partir de 2001, a construção coletiva do Referencial Pedagógico da Educação Infantil. Em 2005 uma revisão e a ampliação do Referencial estabeleceu o currículo próprio para esta faixa etária, que pauta o Projeto Político Pedagógico de cada unidade de atendimento.

     Desde então, todos os professores passaram a receber um exemplar do documento contendo os eixos norteadores e o currículo e sugestão inclusive de atividades e ações.

     Na rede municipal, o professor trabalha a proposta entendendo que as crianças têm diversas linguagens - oral, matemática, musical, corporal - as quais devem ser desenvolvidas desde o berçário. Brincadeiras e interações com os colegas de outras idades, fazem parte do processo de ensino e atividades em que a criança aprende.

     Ao mesmo tempo em que se amplia o número de vagas para melhor atender à comunidade, busca-se dar prioridade à formação continuada do profissional. Os cursos oferecidos durante o horário de trabalho ou em horários alternativos.

Ampliação do atendimento

     Em relação a ampliação do atendimento, o número de crianças de zero a 6 anos atendidas na rede municipal de educação aumentou de 875 crianças (em 1997) para 2.302 crianças (em 2007). Entretanto, ainda existe uma pequena demanda de crianças de zero a 06 anos que ainda não tiveram acesso a uma instituição pública de educação infantil. 

     Além de ampliar o número de vagas, com a abertura de 08 novas Unidades de Educação Infantil, construir o Referencial Pedagógico, assumir a coordenação pedagógica das creches domiciliares e trabalhar a formação continuada do professor, a Secretaria Municipal da Educação vem sistematizando o trabalho com as crianças menores visando seu atendimento e desenvolvimento integral, inclusive do ponto de vista alimentar.

Please publish modules in offcanvas position.