Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Itapoã

Um marco importante na educação do município

     Foi implantado na Secretaria de Educação, o Departamento Pedagógico, com a lotação de quatro profissionais, sendo: uma orientadora, uma supervisora, uma pedagoga e uma psicóloga, efetivos e conhecedores do perfil das escolas e alunos, o que as situa na forma de trabalho, sempre  respeitando cada realidade.

     O Departamento caminha na perspectiva do entendimento pedagógico, buscando sempre referência para a qualidade de ensino.

     A Secretaria de educação contratou a Dra. Zita Lago juntamente com uma equipe de Mestres e Especialistas em Educação para orientar os professores efetivos da rede municipal, com carga horária de 80 horas de capacitação e discussões para a criação da Proposta Curricular do Município.

     Os cursos, palestras e grupos de trabalho envolveram todos os professores no mês de fevereiro, para discutir assuntos relacionados ao dia-a-dia das escolas e às políticas educacionais da rede municipal.

     Além de estipular os conteúdos mínimos para cada série e os projetos interdisciplinares que deverão ser efetivados em todas as escolas, os professores definiram como deverá ser feita a avaliação dos alunos e como será o trabalho com os estudantes incluídos.

     Todas as propostas estão sendo transformadas em um documento impresso a ser distribuído, nas próximas semanas, aos professores e escolas da rede municipal.
Com esse documento é possível fortalecer, renovar e ampliar os conteúdos da aprendizagem em um processo interativo de comunicação atualizada.

     A Proposta foi elaborada com a participação ativa dos docentes, respeitando mutuamente o pluralismo de idéias e a humildade de aprender em conjunto com os outros em especial com os profissionais do departamento Pedagógico da Secretaria de Educação.

Ambiente educador

     Com as reformas nas escolas, os novos equipamentos e móveis, as bibliotecas escolares reformuladas, salários mais altos e com as orientações bem claras da Proposta Curricular, os 105 professores efetivos, juntamente com os 36 profissionais da educação aprovados no concurso deste ano e que já estão sendo chamados, devem dar um salto de qualidade no ensino oferecido às crianças de Itapoá.

Material e Uniforme

     A Secretaria de Educação repassou um Kit de materiais de expediente pedagógico aos professores, incluindo dois guarda-pós; e um Kit de material escolar aos alunos. Quanto ao uniforme, foram entregues aos alunos de toda rede, atendendo creches, Pré-Escolas, Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Please publish modules in offcanvas position.