Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Secretários da Educação

Blumenau implantará Avaliação Institucional (JE 268)

 
A nova Secretária da Educação de Blumenau, a professora Helenice G. M. Luchetta iniciou sua carreira no magistério em 1980. Sua atuação como professora inclui experiência com o ensino básico, desde as séries iniciais ao ensino médio;  com o ensino superior  e a pós-graduação. 
 Formada em ciências biológicas pela FURB, tem especialização em gestão escolar pela UDESC e foi diretora da Escola Emílio Baumgart, de 1999 a 2005.  Em 2007, assumiu a Gerência  Regional de Ensino e nos últimos anos, foi vereadora.  

PRIMEIRAS AÇÕES

Entre as primeiras ações implementadas pela nova gestora está a ampliação de 10 para 20%  da hora atividade dos professores da educação infantil. Ao mesmo tempo, foram ofertadas mais 229 vagas, de zero a seis anos, nos CEIs que passaram por reformas e adaptações para acolher as crianças. 
Visitas da equipe pedagógica aos estabelecimentos de ensino avaliaram as condições físicas e pedagógicas e, juntamente com os gestores de cada unidade, estabeleceram as estratégias para reparar problemas nas instalações e sanar dificuldades no aspecto pedagógico, visando alcançar as metas pactuadas a partir da análise do IDEB de cada estabelecimento de ensino. 
O programa Mais Educação foi iniciado em três escolas do campo, que passaram a oferecer educação em tempo integral. Já no setor esportivo, o programa Paradesporto Escolar foi implementado em algumas unidades escolares,  numa parceria com entidades da área. 
Os diretores e  coordenadores pedagógicos  receberam formação e participaram da construção do planejamento para o ano letivo de 2013, com vistas à unificação do currículo básico e a implementação das Diretrizes Curriculares da Rede Municipal -DCM. 

METAS:

A elevação do IDEB da rede municipal para 6,6 nas sereis iniciais; e 5,5 nas séries finais, com aumento de 0,5  em cada nível ainda em 2013; e instituir a avaliação institucional em todas as unidades de ensino, estão entre as metas ambiciosas da nova secretária. 
Para alcançar essas metas, serão implementadas políticas de formação continuada em serviço aos profissionais do magistério que atuam na educação infantil, ensino fundamental e EJA. Esta formação prevê ainda a realização de encontros por disciplina para estudo das novas Diretrizes Curriculares do Município.   
E a implementação, ainda em 2013, do modelo de qualidade da gestão e direção institucional em todos os estabelecimentos de ensino da rede municipal.  Como motivação adicional, aos gestores, que são  eleitos pela comunidade escolar após serem aprovados  em um concurso para comprovar conhecimento e habilidade em gestão escolar,  poderão participar do prêmio Escola Referência Municipal.

Ampliação da jornada

Além de aumentar o número de vagas na educação infantil e creches, a ampliação da jornada escolar dos alunos do ensino fundamental deve acontecer em diversas escolas. 
Atividades esportivas e culturais dentro de programas como o Escola Aberta, Agita Férias e de parcerias com órgãos da própria prefeitura e da comunidade, manterão as crianças e adolescentes por mais tempo na escola. 

Please publish modules in offcanvas position.