Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Secretários da Educação

POMERODE - Reorganizar espaços, o currículo, implantar hora atividade e fazer concurso (JE 270)

  Joana Wachholz, Secretária Municipal de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode,  é graduada  em  Educação Física pela FURB e tem especialização em Educação Física Escolar pela Uniasselvi. Atuou como professora de EFI na rede municipal e, por doze anos, foi diretora da Escola Básica Municipal Olavo Bilac.
 
 
 
A reorganização administrativa e das atribuições dos membros da equipe interna da Secretaria da Educação, que foi em  grande parte reformulada, foi uma das primeiras ações  de Joana à frente da pasta.  Um  estudo da realidade do sistema municipal, detectou as necessidades e prioridades da rede municipal e, com base neste estudo, foram  estabelecidas as ações prioritárias e o plano de metas para a nova gestão.  
 Em seguida, foi a vez de reorganizar  os espaços  com vistas a otimizar o atendimento  à comunidade.  As turmas de educação infantil estão sendo atendidas exclusivamente nos prédios dos Centros de Educação Infantil - CEIs.  Esta medida visa a atender melhor os pequenos, já que o ambiente dos CEIs é projetado para atender à crianças dessa faixa etária contando, inclusive, com instalações sanitárias, móveis e parques infantis apropriados. 
As escolas, por sua vez,  passaram a atender somente aos estudantes do ensino fundamental. Cada unidade de ensino elaborou o próprio plano de prioridades e melhorias  em conjunto com a comunidade escolar . 
Levantadas as demandas por vagas em creche e no turno livre (turno integral), passou-se a  elaboração do plano de ampliações.  Para elaborar o  plano de prioridades de investimentos,  as Unidades de Ensino envolveram as Associações de Pais e Professores, direções,  funcionários e comunidade  e levam em consideração uma projeção de crescimento e de qualificação do atendimento educacional, para os próximos dez anos. 
As prioridades já foram incluídas no orçamento da Secretaria, no PPA (Plano Plurianual) da Educação e no  PAR - Planos de Ações Articuladas, do Ministério da Educação para que Pomerode receba verbas federais.  Os investimentos  dos planos de ampliação começam a ser efetivados a partir deste segundo semestre. 
 
 Hora atividade

“Demos início a um novo padrão de formação continuada para os professores, no qual os temas abordados foram escolhidos por cada Unidade de Ensino, de acordo com sua realidade, visando aproximar os temas de estudo das necessidades. Também os diretores estão recebendo formação específica de gestão em resolução de conflitos e relacionamento”, explica a secretária.
A secretária acrescenta ainda que já está em andamento um estudo de viabilidade para implantação do 1/3 de hora atividade para o magistério para o próximo ano. 
Processo seletivo e concurso público de acesso e a reformulação do Estatuto dos Servidores Públicos e dos instrumentos de Avaliação de Desempenho e Estágio Probatório também devem acontecer ainda este ano.

Avaliação e currículo

No aspecto exclusivamente pedagógico, a contratação de mais profissionais para atender nas salas de  Educação Especial e no projeto Diferentes Ritmos de Aprendizagem, bem como a disponibilização de professor para assessorar no ensino bilíngue (Português/Alemão) e a reorganização curricular por ano e no programa  Empreendedorismo Educacional são outras ações que já estão em desenvolvimento. 
O monitoramento dos índices de aprendizagem, com a realização de avaliação institucional própria e análise do desempenho dos alunos da rede em provas, na Provinha Brasil, em testes de sondagem de alfabetização e na OBMEP, entre outros testes de conhecimentos, será usado para determinar ou não a intervenção da equipe pedagógica da SEC nas turmas e Unidades Escolares. 

Please publish modules in offcanvas position.