Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Secretários da Educação

Perfil dos Secretários da Educação da Região Norte e Vale do Itajaí


 

Barra Velha - Secretária: ANTONINA DAMÁSIO RAMOS

 Perfil: Licenciada em Pedagogia - Supervisão Escolar com Especialização na área.  Atuou como professora nas Escola Reunida Monsenhor Sebastião  Scarzello e EB Profª Elvira Faria Passos, em São João do Itaperiú - SC.  Já foi Secretaria Municipal de Educação de Barra Velha e responsável pela municipalização da EEB Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar. Foi também Secretaria Municipal  de Saúde do município.

Metas: I - Efetivar as metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação e as diretrizes determinadas no Projeto Político Pedagógico do Município, com o objetivo de garantir a igualdade social e  promover o exercício pleno da cidadania.
II - Estabelecer e efetivar ações para promover a permanência do aluno na unidade de ensino e que motivem à alfabetização e evite a evasão escolar.
III - Garantir o acesso, a qualidade e eficiência do ensino oferecida em todos os níveis.

Ação imediata:  Garantir infra-estrutura eficiente para a prática pedagógica-administrativa.

Blumenau - Secretário: MAURICI NASCIMENTO

 Perfil: Médico com especialização em Pediatria. Pós-graduação em Saúde Pública. Professor aposentado da FURB, com 31 anos de experiência em Ensino Superior e 5 no Ensino Médio (Magistério).
Secretário de Educação de 1993 a 1995. Presidente da UNDIME na gestão 1993-1994. Foi um dos fundadores do curso de Pedagogia da FURB. Iniciou na Secretaria de Educação em 15 de janeiro de 2007. 

Metas: I - Implementar mil novas vagas na Educação Infantil por ano, atendendo a demanda até o final do mandato da atual administração; 
II - Implantar tempo integral, inicialmente nas três escolas em que há espaço;
III - Manter todos os programas de capacitação dos professores e implantar novos;
IV - Continuar implementando o Plano de Carreira do magistério e o Estatuto do Magistério;
V - Dar sequência ao compromisso de TODOS PELA EDUCAÇÃO e ao PAR.

Ações imediatas: Continuar engajado no projeto de reconstrução da cidade. Garantindo o cumprimento do ano letivo nos 70 CEIs, inclusive nos 28 CEIs atingidos por desmoronamentos e nos très destruídos. Atender a todos os estudantes do Ensino Fundamental, inclusive os das duas escolas perdidas e das 16 atingidas pelas enchentes, e nas dez que ainda serviam como abrigo ate o final de fevereiro.

Corupá - Secretário: JONEY CÍCERO MOROZINI

 Perfil: Professor com Licenciatura em Letras (Português e Inglês), cursando Especialização em Práticas Educativas. Atuou 9 anos  como professor e assistente administrativo em diversas  escolas do Município e na Secretaria de Educação. Foi candidato a vereador na última eleição.
 
Metas I
- Implantação do piso de R$ 950,00 para o Magistério e valorização do profissional da educação;
II - Construção de novas creches nas comunidades da Vila Isabel e no Bomplandt;
III - Ampliação do transporte escolar a todos que moram a mais de 2 km da escola e ampliação do número de linhas;
IV - Implantação de cursos profissionalizantes para os munícipes.

Ação imediata: Melhorar a qualidade do atendimento ao público na Secretaria de Educação. 


Ilhota - Secretário:Marcelo Jacob

 Perfil: Graduado em Ciências, Matemática e Biologia. Especialização em Metodologia do Ensino da Biologia. Professor com 15 anos de experiência em escolas das redes municipais de Ilhota e Gaspar. Orientador de Ensino Superior (a distância) e Mestrando em educação. Secretário de Educação de Ilhota desde 2006.

Metas:  I - Reconstruir e adaptar o sistema municipal de ensino para receber os alunos e professores após a destruição provocada pelas chuvas;
II- Continuar e desenvolver novos projetos de formação dos professores visando melhorar a qualidade do ensino e melhorando o IDEB (3,6 em 2005 e 5,0 em 2007).
III -Implementar um programa de formação continuada dos professores e atendimento multidisciplinar com psicólogo e fonoaudiólogo nas escolas, para dar reforço escolar aos estudantes com dificuldade de aprendizagem.   

Ação imediata: Organizar o transporte escolar e promover as reformas e adaptações nas unidades de ensino para atender a todas as crianças e famílias das três escolas e dois CEIs atingidos pelas enchentes e desmoronamentos, garantindo o cumprimento do ano letivo. Implementar transporte escolar e reformar as escolas que receberão os alunos transferidos de regiões atingidas, como o Morro do Baú e Pedra de Amolar.   

Indaial - Secretária: SILVANA GOÉS DA COSTA

 Perfil: Pedagoga com 25 anos de atuação em alfabetização. Pós-graduada em Séries Iniciais e Educação Infantil. Foi diretora de escola da EM Arapongas e Coordenadora Pedagógica no Colégio Municipal de Indaial.

Metas: I -  Ampliar o atendimento na Educação Infantil (0 a 6 anos) visando atender a demanda de 612 crianças, com a construção de novas unidades, saindo de prédios alugados e adaptados, inclusive com a absorção das 171 crianças atendidas em creches domiciliares;
II -- Dar atenção especial aos professores e munir as salas de aula das turmas de 1o e 2o anos, com recursos pedagógicos para garantir alfabetização na idade adequada;
Formação continuada para professores, inclusive das séries iniciais, voltada a melhorar a produção escrita e a aprendizagem da Matemática.
III - Realizar avaliações diagnosticas semestrais visando estabelecer grupos de estudos para a unificação de conteúdos programáticos do 6o ao 9o anos.
IV  -  Rever o Plano de cargos e salários para implantar o Piso Nacional dos Professores e valorizar o profissional dando suporte pedagógico.
 
Ação imediata:
Reorganização do sistema de Ensino Fundamental em nove anos de estudos.
Realização de avaliação diagnostica semestral, com as turmas de alfabetização, visando estabelecer políticas e ações para intervenção. A primeira foi realizada em fevereiro deste ano.

Luiz Alves - Secretária: SANDRA MARIA KRAISCH

 Perfil: Graduada em Pedagogia, com habilitação em Séries Iniciais, Filosofia e Sociologia. Professora  efetiva da Rede Estadual com 28 anos de experiência em sala de aula. Especialização em Metodologia do Ensino Superior, Séries Iniciais e Educação Infantil.

Metas:
1 - Melhorar o modelo de ensino da rede municipal visando garantir a aprendizagem;
2 - Ampliação da rede e construção de salas para atender a todas as 300 crianças de 0 a 4 anos.
3 - Criação de uma escola especial com equipamentos adequados e equipe multidisciplinar (terapeutas e professores) para atender a todas as especificidades de cada deficiente, com atendimento em contra-turno. Atualmente todos os 25 deficientes da cidade são transportados para cidades vizinhas para ser atendidos.

Ação imediata: Aquisição de equipamentos, contratação dos professores e preparação do espaço físico e questões legais para possibilitar o início do atendimento na escola especial, ainda no mês de abril.

Massaranduba - Secretária: DIVA SPEZIA RANGHETTI

 Perfil:  Graduada em Pedagogia, Mestre (1999) e doutora (2005) em Educação (Currículo) pela PUC/SP. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (GEPI/SP), na área de Interdisciplinaridade e Currículo. Atualmente é professora de graduação e pós-graduação do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ/SC).
Têm experiências como professora na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu a função de diretora de escola da rede estadual, assessora da Pró-reitoria Acadêmica e Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNERJ. Também exerce a função de avaliadora externa de cursos e instituições do Ministério da Educação (MEC).

Metas:
I- Fazer o Plano Municipal de Educação de Massaranduba;
II - Reorganizar o currículo do Ensino Fundamental para os nove anos de duração;
III - Ampliar as vagas na Educação Infantil;
IV - Instituir o Plano de carreira, cargos e salários dos professores;
V - Investir na formação dos professores objetivando o desenvolvimento de uma educação-formação para a compreensão;
VI -Auxiliar na elaborar os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas;

Ações imediatas: Instituir o pagamento das aulas excedentes aos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental;
Trabalhar a formação continuada sobre a política de duração dos nove anos do Ensino Fundamental; Fazer dignóstico da rede para estabelecer os pontos de interferência;

São João do Itaperiú - Secretária: MARIA IDA LEDUVIO

 Perfil: Formada em Pedagogia com  habilitação em  Séries Iniciais e Educação Especial
Pós-graduada em Gestão Escolar, Série Iniciais e Educação Infantil. Professora efetiva das Redes Municipal e Estadual por 12 anos em sala de aula, com experiência na educação de jovens e adultos (tele curso) . Secretária Municipal da Educação na  gestão de 2004 a 2008.

Metas:
I - Melhorar o transporte escolar para alunos da Rede Municipal e Estadual;
II - Reformar e ampliar as unidades escolares,  implantado ambientes climatizados;
III - Construir creches para atender  crianças de 0 a 3 anos;
IV - Promover formação continuada para os profissionais da educação;
V - Manter  pareceria com as empresas  que propõem projetos educacionais.

Ação imediata: Reforma do Centro de Educação Infantil Ana Maria de Ávila, atualmente com 90 crianças de 3 a 5 anos, para atender a 150 em ambiente climatizado.

Schroeder - Secretária: HARILDO KONELL

 Perfil:Psicopedagogo com especialização em Administração e Gestão escolar. Foi Secretario da Educação de 2001 a 2004. Atuou como professor de 1985 a 2000 com experiência em turmas do Pré-escolar ao Ensino Médio.

Metas:
I - Assegurar um ensino de qualidade;
II - Promover a efetiva valorização do Magistério (professor e aluno);
III - Promover cursos de capacitação Pedagógica e Motivacional aos educadores;
IV - Planejar para atender a demanda por vagas na Educação Infantil;

Ação imediata: I - Construção de 3 salas de aula na Escola Municipal Profº Santos Tomaselli.
II -  Ampliar o atendimento da Educação Infantil, de 160 para 250 crianças (CEI Girassol e Cristiane Zerbin)

Please publish modules in offcanvas position.