Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Projeto Perfil
Secretários da Educação

Saiba mais sobre os novos Secretários da Educação

A primeira ação, dos secretários das cidades atingidas pelas enchentes, foi viabilizar o início do ano letivo

Ascurra - Secretário: José Alcir Roza Junior

 Perfil: Graduando em Engenharia Florestal. Atuou como Professor (ACT) de Química, Biologia e Ciências da Rede Estadual por quatro anos e no Departamento de Instruções do Corpo de Bombeiros Voluntários da União por três anos.

 Metas:  I - Estruturação da Educação Municipal enfatizando o ensino nos Anos Iniciais;
II - Implementação de Projetos Sociais de Dança, Teatro e Música em contra-turno para manter a criança na escola em período integral;
III - Implementação do projeto Esporte nos bairros;
IV - Ampliação dos Centros de Educação Infantil para aumentar o número de vagas  e melhorar a qualidade do atendimento (a demanda do município já é atendida).

Ação Imediata:  Nos primeiros cem dias foi feito um diagnóstico da situação atual e estabelecidas as metas para a atual gestão, bem como a implantação do PAR - Plano de Ações Articuladas.

Gaspar - Secretário: Neivaldo da Silva

 Perfil: Graduado em Pedagogia e Sociologia. Pós Graduado em Supervisão Escolar.
Foi Professor da Escola Multisseriada/ Escola reunida, Professor da Educação de Jovens e Adultos, Diretor de Escola, Supervisor de Escola, Diretor Pedagógico da Secretaria de Educação. Ocupa o cargo de Secretário pela segunda vez.

Metas: 1 - Garantir a formação continuada dos profissionais da educação;
2 - Construir e ampliar CDIs ( Centro de Desenvolvimento Infantil ) garantindo novas vagas, aumentar horário de atendimento, inclusive durante as férias escolares;
3 - Fortalecer e legalizar a eleição para diretores de escolas e CDIs;
4 -  Reestruturar, ampliar e fortalecer o Programa de Jovens e Adultos;
5 -  Viabilizar a cobertura de quadras esportivas nas escolas, proporcionando espaços dignos para prática desportiva.

Ações imediatas: Viabilização da abertura do ano letivo com reformas e ampliação de escola e CDIs. Aquisição de equipamentos, mobiliário e acervo para a Biblioteca Pública, de escolas e CDIs.
Implantação do Projeto "Quem Educa Quem?" Formação de pais, promovendo assim a integração com a comunidade, família e escola. Implementação do projeto: Gaspar uma cidade inclusiva: Construindo uma Política Municipal de Educação Especial

Pomerode - Secretária: Neuzi Schotten

 Perfil: Mestre em Educação. Professora efetiva da Rede Municipal estando na Secretaria de Educação há 18 anos como Diretora de Ensino e agora no segundo mandato como Secretária de Educação e Formação Empreendedora. Professora da disciplina de Fundamentos, Metodologia e Processos de Alfabetização na Universidade e na Especialização.

Metas: I -  Aumentar o número de vagas na Educação Infantil, especialmente de 0 a 3 anos de idade;
II -  Adequar os prédios existentes e os novos, para garantir a acessibilidade;
III -  Garantir a formação continuada em serviço dos profissionais da educação e do magistério da  Rede Municipal com promoção no Plano de Carreira.
IV -  Ampliar o atendimento na Educação de Jovens e Adultos;
V -  Atualizar as bibliotecas escolares, os laboratórios de informática e de ciências, os materiais esportivos, o material didático-pedagógico.

Ações imediatas: I - Formação continuada -
II - Ampliação das vagas na Educação Infantil.

Rio dos Cedros -Secretário: Plauto N. Camargo Mendes

 Perfil: Perfil: Licenciado em Educação Física. Pós-Graduado em Educação Física Escolar  e Voleibol. Mestre em Educação.  Professor efetivo das redes municipal de Rio dos Cedros e da Rede Estadual. Técnico de voleibol da seleção catarinense e nos municípios de Rio dos Cedros, Timbó, Blumenau, Joinville, Brusque e Jaraguá do Sul. Professor Visitante do Curso de Pós Graduação da AUPEX. Professor Visitante do Curso de Pós Graduação da CENSUPEG.

Metas: I - Aumentar a média do IDEB;
II - Melhorar a estrutura das escolas;
III - Criar o sistema municipal próprio de educação;
IV - Reformular e implantar o plano municipal de educação.

Ação Imediata: Avaliar o transporte escolar quanto aos trajetos e a quilometragem e projetar uma economia de 12%. Em paralelo, viabilizar o ano letivo, com a contratação de professores, organização e reforma de escolas atingidas pela catástrofe de novembro.


Rodeio - Secretário: João Jesus de Paula

 Perfil: Funcionário público municipal desde 1983, foi Secretário de Cultura na gestão anterior. Pedagogo com habilitação em Séries Iniciais. Graduação em Ensino Religioso Ecumênico e Especialização na mesma área. Tem também Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Habilitado como Tradutor Interprete de Línguas pela Secretaria do Estado de São Paulo. Habilitação em Teatro de Rua (PUC-SP). Foi Coordenação de Ensino e Assessor de Dinâmica na Diocese de Rio do Sul. Professor de Inglês na Rede Estadual com 15 anos de atuação e Supervisor de Estádio do curso de Magistério.

Metas: I - Ampliação do Plano de Carreira adaptando-o à nova Lei do Piso do Magistério
II - Criar o Plano Municipal de Educação
III – Ampliar o oferecimento de opções de Língua Estrangeira (ênfase ao italiano) e de disciplinas específicas como Artes, nos Anos Iniciais.
IV - Investir na Educação Infantil e Creches

Ação Imediata: Adequação do Plano de Carreira e viabilização de novos projetos para construção de creches.


Timbó - Secretário: Sergi Frederico Mengarda

 Perfil: Formado em Pedagogia e História, Pós-Graduado em História Social. Foi Professor efetivo pela Rede Estadual desde 1997. Professor efetivo na Rede Municipal desde 1989. Representante do SINTE no Município de Timbó e região. Presidente do SISETE - Sindicato dos Servidores Públicos de Timbó e região 1999 á 2003 e Diretor de Comunicação e Política Social até dezembro de 2008, pela mesma entidade.

Metas:  I - Democratizar o sistema educacional com a implantação dos Conselhos Escolares, com mais participação da comunidade escolar;
II - Formação e capacitação dos Profissionais da Rede Municipal;
III - Construção de novos núcleos de educação infantil, para permitir o acesso das crianças de zero até quatro anos.
IV - Garantir alimentação de qualidade para todos os alunos.
V - Implantação do Projeto de Redução do Lixo Escolar em toda a Rede Municipal.
VI - Oferecer cursos voltados para o cuidado com a saúde dos profissionais do magistério.
VII - Planejar a implantação da escola integral.

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