Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Reportagens

Estudantes e comunidade recolhem 21 toneladas de lixo das ruas e do mar de São Francisco do Sul

São Francisco do Sul - A EBM João Dias, com 1118 pontos foi a vencedora da Eco Ilha, uma gincana em prol do meio ambiente que envolveu os estudantes das 8as séries de escolas públicas e particulares de São Francisco do Sul. 
A Campanha Eco Ilha teve início no Dia Mundial da Água, 22 de março e até junho envolveu 13 escolas em atividades ecológicas.
O programa foi uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, com parceria com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE, Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e Secretaria de Educação e Cultura.
Segundo o regulamento, cada escola escolheu dois professores que assessoraram seus alunos durante a execução das tarefas, mas as ações deveriam ser executadas pelos próprios alunos. 
 
 
EBM Ida Beatriz B de Camargo 
 
  
EBM João Dias. 
O defeso do camarão, a coleta seletiva, a preservação da Baía Babitonga, cuidados com a água, flora e fauna, até a moda sustentável foram alguns temas das Esquetes Teatrais.
 
 
De questionário à mutirão
 
 
Na primeira fase, realizada nos dias 19 e 20 de abril, os alunos utilizaram os conhecimentos sobre a cidade, meio ambiente, SAMAE e água para responder a um questionário de 20 perguntas.
Em seguida, confeccionaram painéis artísticos com materiais recicláveis, que foram expostos no São Francisco Shopping, entre os dias 10 e 20 de maio.
Artistas plásticos profissionais avaliaram e selecionaram os melhores trabalhos de acordo com a criatividade, concepção do tema, uso de materiais recicláveis, estética (beleza plástica), cromática (bom uso da cor) e acabamento.
Os alunos usaram os mais diversos materiais recicláveis desde caixas de ovo, de leite, tampinhas de garrafas, garrafas pet, sacolas plásticas, lacres de latinhas e cordas.
Na terceira etapa, realizada no dia 25 de maio, os estudantes apresentaram uma esquete teatral, no Cine Teatro X de Novembro, e novamente teriam de utilizar toda a sua criatividade para criar a história e os personagens, além de construir cenário e figurinos com material reaproveitado.
 
Nossas ações na escola
 
 
Entre os dias 30 de maio e primeiro de junho uma comissão julgadora passou nas escolas para conhecer as ações criativas e sustentáveis desenvolvidas pelos alunos. 
Nesta atividade, os alunos deveriam observar as necessidades da sua escola e desenvolver projetos que levassem sustentabilidade e funcionalidade para o espaço.
Durante a visita, os estudantes explicaram à comissão sobre seus inventos. Sistema de aquecimento de água por energia solar, sistema de captação da água da chuva, oficinas de papéis reciclados, hortas comunitárias, minhocários, brinquedoteca de reciclados, brinquedos de pet, sabão ecológico, húmus orgânico, campanha de racionalização da água e energia, reciclagem seletiva foram alguns dos projetos. 
A etapa seguinte, entre os dias três e seis de junho, foi a contagem do material reciclável, coletado pelos alunos desde quatro de abril.
Foram coletados 833 quilos de garrafas PET, destinadas ao Projeto ECO Natal Luz, da Prefeitura de São Francisco do Sul e 379 quilos de latinhas, destinadas para reciclagem em benefício da Instituição Abrigo Divina Misericórdia. 
 
 
EBM João Germano Machado  
 
  
EBM Waldemar da Costa 
Através dos projetos, que visaram a qualidade de vida, sustentabilidade e a consciência ecologicamente correta, os adolescentes praticaram a educação ambiental dentro da escola. 
 
Mutirão de limpeza e coleta de lixo na cidade
 
Realizado no dia cinco de junho, foi a última etapa da gincana. Nessa fase, toda a comunidade participou, recolhendo das ruas e mar, 21 toneladas de lixo.
A prefeitura disponibilizou embarcações e grupos de coletas por toda cidade inclusive nos balneários. 
Todo o material arrecadado foi separado. Um total de três toneladas foram enviadas ao aterro sanitário e 18 para a reciclagem, beneficiando o Abrigo Divina Misericórdia.
Finalizando as atividades da Campanha Eco Ilha, a Feira Ambiental, realizada no Terminal Turístico Rodoviário, entre os dias seis e sete, contou com a participação do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, da Casa Familiar do Mar, do Epagri, da Fundema, da Secretaria de Saúde – Bem Estar Animal, do Samae e da Univille.
O evento reuniu cerca de 600 pessoas. O encerramento da campanha Eco Ilha aconteceu no dia sete de junho, com a premiação dos sete primeiros colocados.
Vencedores
 
 A EBM João Dias conquistou o primeiro lugar e os alunos farão um passeio ao Parque Beto Carrero World. 
A escolas EBM João Germano Machado e EBM Ida Beatriz Brunato de Camargo, que conquistaram o segundo e o terceiro lugar; e a A EBM Álvaro Tancredo Dippold que recebeu um prêmio especial por maior arrecadação no Mutirão Limpeza farão uma visita ao Parque Unipraias, em Balneário Camboriú.
O prêmio de quarto lugar, que foi para o CAIC Irmã Joaquina Busarello - é uma visita ao Zoológico de Pomerode. O quinto lugar, o Colégio Francisquense, recebeu um passeio ao Cinturão Verde da Petrobras, em São Francisco do Sul. 
O sexto e sétimo lugar, ocupados pelas escolas EBM Waldemar da Costa e EBM Dr. Rogério Zattar, respectivamente, farão uma visita à ETA - Estação de Tratamento de Água do SAMAE, em São Francisco do Sul. 
 
  
Colégio Adventista. 
 
Fotos: Agência GMG
 

Acesso restrito

Please publish modules in offcanvas position.