Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Reportagens

Pensar global, agir local

     A programação da Semana do Meio Ambiente agitou as cidades da região. Em Joinville, as atividades tiveram início no Parque Caieira, com palestras sobre os ecossistemas do parque, passeio pelas trilhas e plantio de espécies nativas. No centro, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) divulgou seus programas e serviços à comunidade e  realizou blitz automotiva educativa com medição da fumaça emitida por caminhões.

     Em Timbó, a programação desenvolvida em parceria pela prefeitura e diversas entidades resultou, entre outras atividades práticas, no plantio de árvores nas margens do Rio Benedito, por sete empresas da cidade. O objetivo é recuperar a mata ciliar.

     Mais de 200 estudantes de Jaraguá do Sul participaram de evento na Praça Ângelo Piazera. A programação reuniu diversas atividades que aconteciam simultaneamente entre elas a contação de histórias, basquete e boneco ecológico, varal cultural - trabalhos escolares com os temas "Jaraguá dos meus amores" e "Eu amo os rios de Jaraguá" , e oficinas de empresas e institutos da região. Houve também a soltura de 4 mil alevinos de lambari no Rio Alto São Pedro e no Ribeirão Grande do Norte. Na EMEF Santo Estevão os alunos assistiram a palestra "Meio Ambiente e Microbacias 2", ministrada por técnicos da Epagri.

     Em Schroeder, o Dia Mundial do Meio Ambiente movimentou debates e atividades nas escolas. Na “Professor Santos Tomaselli” e “Professora Sarita Beck Rezende” os estudantes assistiram a vídeos educativos e palestras sobre o tema e plantaram 60 mudas de árvores nativas nos fundos do terreno da escola “Santos Tomaselli”, junto ao rio Duas Mamas.

     Em Blumenau, a semana foi comemorada com atividades promovidas pela Faema, como palestras, mostras, cursos, filmes, debates e ações de limpeza e recuperação. As atividades tiveram início com a II Edição do Projeto "Um dia sem Automóvel", desenvolvido por alunos da Escola Barão do Rio Branco, para incentivar a população a usar meios alternativos de transporte. Houve também Blitz da Fumaça Preta, para fiscalizar as emissões de fumaça fora dos padrões em veículos a diesel.

     Em São Bento do Sul, a programação da Semana do Meio Ambiente, contou com a inauguração da sala de educação ambiental na Estação de Tratamento de Água (ETA).

     A prefeitura também realizou a 1ª Conferência do Meio Ambiente na Univille, campus Oxford, com o tema "Agir localmente e pensar globalmente", apresentado pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC), Masato Kobiyama.

Acesso restrito

Please publish modules in offcanvas position.