Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Reportagens

Homenagem a Chico Mendes

     Joinville - O seringueiro e sindicalista Chico Mendes foi o homenageado da semana do meio ambiente na EEB Profª Jandira D'Ávila. Baseados na luta em defesa do ambiente implementada pelo naturalista, assassinado a mando de fazendeiros do Acre, os estudantes e professores desenvolveram intensa programação durante os dias 4 a 6 de junho e na semana seguinte.

     Assuntos como a água, a Mata Atlântica, o aquecimento global e a Floresta Amazônica foram tema de estudos, discussões, palestras, trabalhos pedagógicos, redações e também do desfile de abertura que envolveu todos os estudantes do pré ao terceiro ano do ensino médio.

     Além das atividades desenvolvidas na escola, os estudantes visitaram parques ecológicos, plantaram mudas de árvores juntamente com a diretora da escola, escreveram redações e apresentaram peças teatrais.

     A Boneca Emília e o Visconde de Sabugosa, personagem de Monteiro Lobato, percorreram as salas de aula para conscientizar os alunos da importância da preservação do ambiente.

     Entre as redações sobre o tema ambiental do momento, o aquecimento global, a do aluno Diogo Balsanello, da 6ª03, foi escolhida para representar a escola.

 

                                               O Nosso Planeta

     Atualmente, o clima está descontrolado devido ao aquecimento global. O nosso planeta desmerece a maneira que nós o tratamos: desmatamos, poluímos, não respeitamos as margens de rios e bacias hidrográficas e também não fazemos nada para evitar o aumento do gás carbônico.

     Dentre esses problemas encontramos razões humanas diferentes: alguns erram por ignorância, outros por negligência e a maioria por ganância.

     O nosso planeta sofre pelo poder aquisitivo totalmente errado, onde a maioria das partes pensam em lucros próprios. Se fôssemos pensar o contrário, o lucro seria maior e por todos.

     Se pensássemos desta maneira nós, seres vivos, não estaríamos preocupados e, principalmente não estaríamos à mercê de tantos problemas graves.

     Se assim fosse o nosso planeta ficaria agradecido e nós muito mais.

     Agradeço-lhe, Deus, por nos dar um planeta maravilhoso e peço-lhe perdão por não saber ou não querer zelar, proteger, cuidar...

Please publish modules in offcanvas position.