Jornal da Educação - ISSN 2237-2164

Reportagens

Eu sou a história

Campo Alegre - Com o objetivo de levar a criança a perceber e refletir que a realidade não é algo pronto e acabado e que a vida do indivíduo influencia a vida da humanidade e do planeta, o tema EU SOU A HISTÓRIA, foi trabalhado em todas as turmas da EMEB Antonio Domingos Corrêa, durante a semana do meio ambiente.

As diferentes atividades desenvolvidas em cada turma, como oficinas com materiais recicláveis e mini-projetos, leitura de livros e poesias, pesquisa e resgate da identidade pessoal, familiar e social, resultaram num grande sarau ambiental, realizado no dia 5 de junho.

"Assim trabalhamos visando contribuir com a formação de um cidadão que reflita uma cidadania participativa, consciente de que a sociedade e a história são frutos das opções dos homens, tanto no passado como no presente e que o futuro pode ser melhor. Só depende das escolhas que o homem tomar", acrescentou a diretora Marli Terezinha de Souza.

A professora da pré-escola, Eviliane Osnilda Munhoz, desenvolveu com seus alunos o trabalho Cidadão consciente joga lixo no lixo, produzindo brinquedos com material reciclado coletado durante ao trabalho. No sarau a turma apresentou a dança dos animais.

Conscientizar para a necessidade de manter o ambiente escolar limpo, jogando o lixo no lixo, reaproveitando materiais e mantendo a higiene em todos os compartimentos da escola foi o trabalho desenvolvido pelas professoras do 1ºAno, Cláudia Roberta Karvat Dranka.

A descoberta da identidade individual, da família, da escola e do bairro e a relação desta identidade com o meio ambiente e o planeta foram os trabalhos desenvolvidos pelas professoras do segundo, terceiro e quarto anos, Aline Cristiane Fridrich, Olívia Munhoze Maira Miranda. As pesquisas resultaram em músicas, poesias, histórias em quadrinhos, cartazes e tiras de histórias ecológicas.

Acesso restrito

Please publish modules in offcanvas position.