{mospagebreak} Na entrevista exclusiva à jornalista Maria Goreti Gomes, o secretário informou também que a partir do próximo ano de 2010, as escolas de rede estadual de todo o estado deixarão de aceitar matrículas para o 1ºAno do Ensino Fundamental. E, gradativamente, uma série por ano, todo o Ensino Fundamental será transferido para os municípios. “Ao final do 5º ano o prédio da escola será transferido ao município que firmar o convênio de municipalização com o Estado”, garantiu Paulo Bauer.
Mesmo com a transferência dos estudantes e dos prédios, os professores não serão transferidos. “Vamos atender a um pedido da UNDIME e nenhum professor da rede estadual será transferido para os municípios. A medida que as turmas deixarem de existir, os professores vão acompanhando seus alunos para a série seguinte e, ao mesmo tempo, farão outra faculdade, totalmente gratuita, por meio de um convênio entre o MEC e o governo do Estado, para se habilitar a lecionar no ensino médio”. Quem não fizer nova faculdade, retornará a sua situação funcional inicial até se aposentar.
Com a municipalização do ensino fundamental, o estado até 2019, todo o ensino fundamental estará municipalizado. Para firmar convênio com o estado, os municípios deverão ter aprovação da Câmara de Vereadores e a gestão do prédio será conjunta até a transferência total do prédio para os municípios.
NOVO ENSINO MÉDIO
Com a municipalização, o estado pretende abrir 200mil vagas para o Ensino Médio. Em Joinville, as aquisições já começaram e quatro novas escolas serão construídas. A autorização para a compra dos terrenos já foi assinada.
Em todo o estado, devem ser construídas 120 novas escolas com verbas federais, das quais, 30 para 2010. As novas escolas terão instalações adequadas ao novo modelo de ensino para este nível, o ensino integrado.
Há várias sugestões já que o ensino médio passará a ter 3000 mil horas, contra as 2400 horas atuais. Entre as sugestões a de oferecer os dois primeiros anos no período diurno e os últimos no noturno, tendo em vista que ao completar 16 anos, o adolescente já pode ingressar no mercado de trabalho.