Jornal da Educação - JE ISSN 2596-223X - online -

Jornal da Educação-JE ISSN 2237-2164   impresso

Reportagens

A leitura está no ar

Joinville - Para mostrar aos alunos que os múltiplos tipos de leitura estão em toda parte e que é através da leitura que são adquiridos os conhecimentos, a Escola Municipal Profª Lacy Flores realizou a sua VII Mostra de Leitura e Escrita. O evento acontece desde 2003 e envolve todas as turmas de 1º ao 9º ano. 
 
 

 Durante o ano, os professores trabalham diversos conteúdos voltados para a leitura. Nas aulas de matemática, a leitura de gráficos. Nas aulas de geografia, os mapas e a leitura do contexto geográfico. Em artes, são trabalhadas a influência das arquiteturas, os mitos e lendas. Em educação física, a leitura dos jogos de xadrez.
Muitas vezes os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar, com os professores planejando e elaborando as atividades em conjunto. A Mostra torna-se então a culminância das atividades. 
Nesta edição, foram apresentadas poesias e biografias de escritores joinvilenses. Estiveram presentes alguns escritores como Valmir Neitzch (Capim), Marinaldo Silva, Eliete T. Phillippi e Osni Leopoldo Batista.
Após a realização da Mostra, os banners são expostos em torno da escola nos postos de saúde, farmácias e mercados.
 
 
 
Em paralelo à Mostra, os alunos montaram uma sala temática sobre a África, que foi decorada com trabalhos do 9º ano e contou com apresentações de dança em homenagem ao Dia da Consciência Negra. 
 
 
Edição nº244 - Dezembro/2010